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Mídias Sociais e o Senado

Professor Gama
Escrito por Professor Gama em maio 16, 2018
Mídias Sociais e o Senado
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Mídias Sociais serão Debatidas pelo Senado. O evento será nos dias 24 e 25 de maio, e será transmitido ao vivo pela internet. Saiba mais.

Midias Sociais serao Debatidas pelo Senado
Mídias Sociais serão Debatidas pelo Senado

 

Mídias Sociais serão Debatidas pelo Senado Brasileiro, e isso não pode ser algo no mínimo desafiador, conciliar a visão politica e nada inovadora do Senado Brasileiro, e os representantes ali eleitos com a velocidade das mídias sociais e sua disrupcao na forma de fazer negócios e relacionamentos.

Mídias sociais já são o segundo meio mais utilizado como fonte de informação dos brasileiros, depois da televisão, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Reuters de Jornalismo para a Universidade de Oxford. Por isso, a manipulação indevida de dados e a proliferação de notícias falsas têm sido consideradas uma ameaça à estabilidade política.

Com base nesse assunto de repercussão mundial, temas como fake news, monitoramento digital e questões relacionadas à regulação dos conteúdos das redes sociais, serão debatidos no seminário O Legislativo e as mídias sociais — Desafios e oportunidades de comunicação, que será realizado pelo Senado nos dias 24 e 25 de maio.

No dia 24, acadêmicos e profissionais de referência na área vão discutir sobre o uso e a influência das redes sociais sobre o trabalho legislativo e o cenário político eleitoral. Já no dia 25, haverá um workshop sobre o uso de ferramentas para essas mídias.

Segundo a Agência Senado, “o objetivo é contribuir para a consciência ética e reflexão sobre a importância das mídias sociais, além da atualização do Parlamento frente às novas demandas de divulgação do trabalho legislativo”.

Mídias Sociais e os Temas que serão debatidos  

O evento terá cinco painéis, distribuídos entre manhã e tarde. No primeiro painel é intitulado O debate político nas mídias sociais: estratégias e ética, e será conduzido pelos pesquisadores Marisa von Bülow (Universidade de Brasília) e Fabrício Benevenuto (Universidade Federal de Minas Gerais).

Mídias Sociais serão Debatidas pelo Senado, pontos como as diferenças entre as redes sociais serão abordadas no segundo painel, intitulado Cada rede em seu lugar: os melhores usos do Facebook, Twitter e Instagram. Participam deste painel, Moisés Nazário, coordenador do Núcleo de Mídias Sociais do Senado, e Tarso Rocha, chefe do Serviço de Gestão de Perfis e Conteúdo do mesmo núcleo.

O terceiro painel terá como tema, De olho nas mídias sociais: comportamento digital e monitoramento, com o objetivo de debater o momento de polarização política que se evidencia nas redes sociais. Dois especialistas no tema, Max Stabile (Instituto Brasileiro de Pesquisas e Análise de Dados – IBPAD) e Marco Aurélio Ruediger (Fundação Getúlio Vargas) participarão do painel.

A quarta mesa de discussões será sobre as fake news. Cristina Tardáguila, diretora da Agência Lupa, primeira de checagem de fatos no Brasil, e Pablo Ortellado, da Universidade de São Paulo, discutem como se caracteriza esse fenômeno no país. E o quinto e  último painel analisará a polêmica sobre a regulação das redes sociais, com o título Mídias sociais e regulação: como garantir direitos e evitar abusos?.

Sivaldo Pereira, professor da Universidade de Brasília e especialista em regulação da comunicação digital, juntamente com Laura Tresca, da organização internacional Article 19, e o secretário-geral da presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Carlos Eduardo Frazão do Amaral, abordarão a controvérsia sobre criação de leis específicas e possibilidades de regular as redes.

Mesmo sendo voltado aos profissionais de mídia que fazem a cobertura política do Congresso, o seminário será aberto a quem quiser participar. O evento também será transmitido ao vivo no mesmo site da inscrição e será gravado pela TV Senado, para transmissão posterior na programação do canal e pela internet. As inscrições podem ser feitas neste link.

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Advogado e Empresário. Diretor de Marketing da Agencia Professor Gama

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