A exposição Inovanças – Criações à Brasileira reúne obras de cerca de 40 inventores brasileiros no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro

Inovar é preciso. Este é o lema da mostra Inovanças – Criações à Brasileira, que foi aberta nesta terça-feira, 25 de abril, no Museu do Amanhã. A exposição reúne 39 trabalhos dos mais variados segmentos criados por inventores brasileiros.
Os trabalhos estão distribuídos em uma área de 600 metros quadrados. As obras têm o objetivo de homenagear a engenhosidade e o espírito inovador dos brasileiros.
Os trabalhos expostos vão do Hig ao Low Tech. Os inventos variam da máquina de produzir água a partir da umidade do ar a um sistema de iluminação feito apenas com garrafas pet, água e alvejante.
O destaque principal é para as tecnologias sociais, que promovem transformações no cotidiano de diversas comunidades do Brasil e do exterior. As invenções são acompanhadas por vídeos com declarações de seus criadores.
A mostra tem como curadores Luiz Alberto Oliveira e Leonardo Menezes. Esta é a primeira exposição temporária completamente concebida pela equipe do Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG), que administra o Museu do Amanhã.
Em entrevista à IstoÉ, Leonardo Menezes disse que a ideia é mostrar que não há limites, nem barreiras ao conhecimento e à inventividade. Além de apoiar ações que promovam a sustentabilidade e contribuam para a popularização e difusão da ciência e da tecnologia.
“Os processos naturais são fonte de inovação que inspiram os humanos a buscarem soluções de forma criativa. Desvios representam oportunidades na busca por soluções inéditas. Por tentativa e acerto, brasileiros e brasileiras criaram soluções que inovaram o país e o mundo”
A referência para a concepção do espaço, projetado sem paredes, é o cenário do filme Dogville, do cineasta dinamarquês Lars von Trier. A proposta é produzir uma exaltação à fluidez no processo criativo.
As criações foram distribuídas em sete ambientes, que constroem diferentes representações para a inovação brasileira. Os espaços receberam os seguintes nomes:
- Pyahu-Açu (“novidade grande”, em tupi-guarani);
- Inspirais;
- Errâncias;
- Brasilianxs;
- Inexspectata (“inesperado, em latim);
- Impromptu (“improviso”, em latim);
- Awani Jö (“estamos juntos”, em iorubá).
A busca de soluções criativas através do controverso “jeitinho brasileiro” foi uma das inspirações para a mostra. Além disso, o contato com a natureza e a história do Brasil também nortearam a concepção dos espaços expositivos.
A exposição Inovanças é fruto de uma parceria entre o Museu do Amanhã e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), empresa pública federal de fomento à ciência, tecnologia e inovação.
Sobre o Museu do Amanhã
Esta é a terceira exposição temporária realizada no Museu do Amanhã. Em funcionamento desde 2015, o espaço já abrigou duas mostras temporárias de destaque. A primeira foi a exposição “Perimetral”, sobre a extinta Avenida Perimetral, assinada por Vik Muniz. A segunda, reuniu mais de 625 000 pessoas em um tributo a Santos Dumont.
O Museu do Amanhã é um museu de ciências diferente. Um ambiente de ideias, explorações e perguntas sobre a época de grandes mudanças em que vivemos e os diferentes caminhos que se abrem para o futuro.
Exposição Inovanças – Criações à Brasileira
Quando: De 25 de abril a 22 de outubro
Onde: Museu do Amanhã (Praça Mauá, 1 – Centro. Rio de Janeiro, RJ. CEP: 20081-240)
Entrada: Inteira: R$ 20,00; Meia-entrada: R$ 10,00 (Pessoas com idade até 5 anos e a partir de 60 anos não pagam)
Funcionamento: De terça-feira a domingo, das 10h às 18h (com encerramento da bilheteria às 17h)
Deixe o seu comentário!
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.