Os números referentes à violência contra idosos são altos no Brasil. A prática ocorre principalmente no ambiente doméstico.

A violência contra idosos continua mostrando dados alarmantes. Os números são considerados altos em algumas cidades. No Rio de Janeiro, por exemplo, o MPRJ recebeu mais de 1.400 denúncias de violência, entre os meses de janeiro e maio.
O MPRJ considera esse um fator preocupante, já que essa grave violação dos direitos humanos é praticada principalmente por familiares.
Em 2016, o estado do Amapá registrou 339 denúncias de violência contra o idoso. Desses, 40 morreram em decorrência de maus-tratos. Também, no ano passado, foram registrados 1054 casos de denúncias de violência contra idosos em Santa Catarina.
Outro exemplo do descaso com idosos, é a delegacia de Anápolis-GO, que registra de 10 a 15 casos do tipo, todos os dias.
Tipos de violência contra idosos
São muitos os tipos de violência praticada contra os idosos. Os mais comuns são:
- A violência psicológica que pode ser em forma de xingamentos;
- Humilhação;
- Isolamento social;
- Abandono pelos familiares;
- Negligência nos cuidados mais básicos, como o fornecimento de alimentação e de higiene pessoal.
Muitas vezes, os maus tratos ocorrem na própria residência do idoso e são praticados pelos próprios filhos.
A pessoa idosa passa parte da vida de forma independente, sozinha ou cuidando da família. Mas quando envelhece e torna-se mais fraco ou incapaz de cuidar de si mesmo, muitas vezes é abandonada pela família.
Por isso, ela merece uma atenção especial da lei. O Estatuto do Idoso, sancionado em 2013, prevê medidas de proteção para o idoso.
A Constituição Federal e o Estatuto do Idoso determinam ao Ministério Público a função de proteger os direitos da pessoa com mais de 60 anos. Se a violência contra o idoso é comprovada, o responsável é processado criminalmente pelo ato praticado.
O dia 15 de junho foi definido pela Organização das Nações Unidas (ONU) e a Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, como o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa.
Tenha todas as nossas notícias em primeira mão na tela do seu celular, baixando agora mesmo o nosso aplicativo!
Deixe o seu comentário!
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.