No embate entre Doria e Amazon, quem venceu foi o leitor brasileiro | Gama de Medeiros

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No embate entre Doria e Amazon, o vencedor foi o leitor brasileiro

Professor Gama
Escrito por Professor Gama em abril 1, 2017
No embate entre Doria e Amazon, o vencedor foi o leitor brasileiro
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Da “briga” entre Doria e Amazon, após a campanha de lançamento do Kindle no Brasil, nasceu uma nova oportunidade para os amantes da literatura.

Embate entre Doria e Amazon gera oportunidades
João Doria Junior | Foto: Bruno Poletti/ Folhapress

Desde que assumiu o comando da cidade de São Paulo, em janeiro de 2017, o prefeito João Doria Junior vem sendo alvo de diversas críticas devido às suas ações nos primeiros meses de governo. Uma das medidas mais polêmicas de Doria, que gerou grande repercussão na mídia, foi a ordem para pintar de cinza os grafites em muros de diversos pontos da capital paulista.

Aproveitando o buzz gerado pelas discussões sobre o assunto nas redes sociais, algumas marcas decidiram se apropriar do tema em suas campanhas. O primeiro a utilizar a polêmica dos muros cinzas x grafiteiros foi o Habib’s, através de um vídeo publicitário lançado em janeiro.

No último dia 27 de março, quem resolveu aproveitar o timing da remoção dos grafites em sua primeira campanha no Brasil foi a Amazon. Para lançar o Kindle no país, os americanos projetaram trechos de clássicos da literatura mundial nos muros de São Paulo.

No vídeo, intitulado “Movidos por Histórias”, aparecem imagens de São Paulo à noite, com a seguinte frase: “Pintaram os muros de cinza? A gente cobriu o cinza de histórias”.

Frases de autores clássicos e contemporâneos da literatura mundial como George Orwell, J.K. Rowling, E. L. James e Carlos Drummond de Andrade são projetadas em muros, viadutos e paredes de diversas ruas da Terra da Garoa.

Doria responde e lança um desafio para a Amazon

Não demorou para que o confronto entre Doria e Amazon fosse parar nos Trending topics do Twitter.  Cerca de 24 horas e muitas discussões depois, Doria decidiu se pronunciar através de um vídeo na sua fanpage no Facebook.

“Acabei de assistir ao comercial que a Amazon fez para o seu produto, Kindle. Já que a Amazon gosta tanto de São Paulo, gosta tanto do Brasil, ajude a nossa cidade, ajude a quem precisa. Se vocês gostam realmente, doem livros para as bibliotecas, doem computadores para as escolas públicas municipais, doem aquilo que a população precisa pra fazer dessa cidade, uma cidade mais feliz. A população agradece!”

Doria lançou o desafio para a Amazon, mas quem se antecipou e aceitou a proposta de doar computadores e tablets para as escolas foi o Kabum!. A empresa se comunicou com o prefeito através de sua conta no Twitter.

O prefeito elogiou a atitude do Kabum! em suas redes sociais. “fantástica a atitude de uma empresa que se preocupa com o futuro das nossas crianças. Parabéns pela atitude cidadã e por entrarem nessa corrente do bem. Logo, um representante de nossa gestão entrará em contato com vocês!”, escreveu Doria em sua página no Facebook.

Amazon aceita o desafio e presenteia leitores

Apesar da velocidade de resposta do Kabum!, a Amazon não deixou por isso mesmo o ultimato. No mesmo dia em que foi desafiada, a empresa publicou um segundo vídeo na sua fanpage do Facebook, com uma surpresa especial para quem ama ler.

Na descrição do vídeo, a resposta ao desafio:

“Kindle ama tanto São Paulo quanto ama leitura. Estamos abertos a todas as ideias que ajudem a democratizar o acesso à leitura no Brasil. Por isso, vamos doar centenas de dispositivos Kindle para instituições que promovem cultura e educação (fiquem ligados). Para incentivar ainda mais a leitura, estamos oferecendo a todos um livro digital grátis de uma seleção de mais de 30 títulos.”

No total, foram disponibilizados gratuitamente 36 livros digitais do acervo da empresa para download. Qualquer usuário poder baixar e ler os livros, mesmo aqueles que não possuem um Kindle. As obras vão da ficção científica à literatura brasileira. Quanto à doação de dispositivos para as instituições, a Amazon não definiu datas, nem prazos.

Case Doria x Amazon despertou a atenção de outras empresas

Ainda no rescaldo do desentendimento entre a prefeitura e a Amazon, Doria realizou um evento em que reuniu empresários e editoras concorrentes dos norte-americanos, que se propuseram a doar livros para escolas do município.

Segundo informações publicadas no jornal Folha de S. Paulo, a Livraria Saraiva doará 10 mil livros voltados para o público infantil. Já a Comic Con Experience, responsável por um dos maiores eventos de cultura pop do país, se comprometeu com a doação de 200 mil exemplares. Os livros devem ser entregues em dezembro.

Concordando ou discordando das medidas adotadas pelo novo prefeito da maior metrópole do mundo, é inegável que o potencial midiático do empresário que virou gestor público é um grande trunfo para angariar apoio da iniciativa privada. No fim das contas, quem realmente saiu ganhando nessa “batalha” travada entre Doria e Amazon, foram os leitores brasileiros.

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Advogado e Empresário. Diretor de Marketing da Agencia Professor Gama

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