As gigantes tecnológicas protagonizam essa disputa de patentes há quase meio ano, mas agora decidiram selar a paz e firmar um contrato de cooperação. Confira!

Mais uma disputa de patentes entre gigantes da tecnologia acaba com um tratado de cooperação. Nesta terça-feira, 23 de maio, Nokia e Apple assinaram um acordo de licença para encerrar uma disputa sobre patentes do grupo finlandês.
Os norte-americanos da Apple aceitaram pagar uma grande quantia em dinheiro não revelada. O anúncio foi feito através de um comunicado conjunto em que o diretor de operações da Apple, Jeff Williams afirmou:
“Estamos satisfeitos com essa resolução de nossa disputa e estamos ansiosos para expandir nossa relação de negócios com a Nokia.”
A Nokia receberá o “pagamento à vista” e depois “valores adicionais durante o período que cobre o acordo”. Contudo, as modalidades financeiras desse acerto são confidenciais.
Disputa de patentes entre as companhias é recorrente
Conforme aponta a Reuters, esse não é o primeiro tratado entre as companhias. As gigantes da tecnologia haviam assinado um acordo similar em 2011. A Apple já tinha aceitado fazer pagamentos à Nokia.
No entanto, o grupo finlandês decidiu levar o caso novamente aos tribunais. O caso foi apresentado na Alemanha e nos Estados Unidos, no ano passado.
A Nokia alegou que a empresa americana utilizava, sem contrapartida, outras inovações do grupo como telas, interfaces de usuários, programas, antenas, chips e codificação de vídeo.
Após comprar a Nokia Siemens Networks em 2013 e a Alcatel-Lucent em 2016, a Nokia se tornou proprietária de dezenas de milhares de patentes protegidas.
O acordo anunciado nesta terça-feira assume que a Nokia forneça produtos de infraestrutura e de serviços para a Apple.
Em contrapartida, a Apple reintegrará ao seu catálogo on-line os produtos de saúde da Nokia (relógios conectados e outros aparelhos sem cabos distribuídos sob a marca Withings), que haviam sido retirados das Apple Stores em dezembro de 2016.
A diretora jurídica da Nokia, Maria Varsellona, salientou a transformação positiva no relacionamento entre as empresas com o acordo.
“O acordo muda nosso relacionamento com Apple de adversários na justiça para parceiros comerciais”
Devido ao pagamento imediato em dinheiro da Apple, a Nokia pretende fornecer uma atualização abrangente de seu programa de otimização de estrutura de capital em conjunto com seus resultados do terceiro trimestre de 2017.
Aparentemente, a paz foi selada. Resta saber por quanto tempo essa trégua na disputa de patentes será mantida pelas companhias.
Não esqueça de baixar o nosso aplicativo para receber os melhores conteúdos em primeira mão!
Deixe o seu comentário!
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.