Novo ataque virtual exige resgate em bitcoins | Gama de Medeiros

Notícias

Novo ataque virtual exige resgate em bitcoins

Professor Gama
Escrito por Professor Gama em junho 30, 2017
Novo ataque virtual exige resgate em bitcoins
Junte-se a mais de 127.133 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O novo programa de resgate Petya atingiu empresas e instituições em todo o mundo. Saiba mais.

Ataque virtual
O Petya é uma versão aperfeiçoada e mais letal do que o WannaCry, usado no último ataque virtual.

Depois do ataque virtual que atingiu mais de 150 países em maio, os hackers resolveram atacar novamente. O novo programa de resgate Petya atingiu empresas e instituições ao redor do mundo, sobretudo na Ucrânia e na Rússia. O Petya é considerado pior que o WannaCry, usado no último ataque, pois encripta e trava os discos rígidos inteiros, e não apenas arquivos individuais.

No Brasil, o ataque virtual ocorreu nos sistemas do Hospital do Câncer e da Santa Casa de Barretos, que saíram do ar. Os dois utilizavam um servidor que foi infectado. Por causa do ataque, as consultas tiveram de ser suspensas. O ciberataque de maio paralisou o atendimento do Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido.

Foram atingidos também os escritórios das agências de publicidade Mirum e i-Cherry, de São Paulo e Curitiba. Computadores domésticos também foram infectados pelo ransomware.

Ao todo, dois mil computadores foram infectados em todo o mundo. Os hackers pediram pagamento no valor de 300 dólares, que deveriam ser pagos em bitcoins, em troca do envio de uma senha para desbloquear o computador das vítimas.

As vítimas do ataque virtual de terça-feira receberam uma mensagem irônica de ameaça na tela dos seus computadores. A mensagem dizia o seguinte:

“Se você vir este texto, então seus arquivos não são mais acessíveis, pois foram encriptados. Talvez você esteja ocupado em buscar uma forma de recuperar seus arquivos, mas não perca seu tempo. Ninguém pode recuperar seus arquivos sem nosso serviço de decodificação”.

Após o ataque virtual, Índia quer desconto da Microsoft para atualizar Windows

A Índia está pressionando a Microsoft para que os usuários do Windows no país possam atualizar seus computadores para a versão recente do sistema operacional Windows 10.

Se a empresa concordar com o desconto, poderia deixar a gigante global de software suscetível a pedidos semelhantes de todo o mundo. Uma porta-voz da Microsoft na Índia se recusou a comentar o assunto.

Segundo Gulshan Rai, coordenador de segurança digital da Índia, o país começou a conversar com a Microsoft após o ataque promovido pelo vírus WannaCry, no mês passado.

Os ataques exploram vulnerabilidades de versões antigas do sistema operacional Windows. “Será uma oferta única de atualização para o Windows 10 e será um preço com desconto para todo o país”, disse Rai.

Mantenha-se sempre bem informado, baixando o nosso aplicativo!

Deixe o seu comentário!

comentários

Advogado e Empresário. Diretor de Marketing da Agencia Professor Gama

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *