Afinal, o que é BPM? | Gama de Medeiros Advogados

Notícias

Afinal, o que é BPM?

Professor Gama
Escrito por Professor Gama em julho 26, 2017
Afinal, o que é BPM?
Junte-se a mais de 127.133 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O Business Process Management, ou BPM, é um sistema que pode ser incorporado em qualquer empresa que deseja otimizar os seus processos. Entenda mais sobre ele neste post!

BPM
Coma utilização do BPM, a empresa consegue reconhecer os processos que estão sendo executados, a fim de medi-los e gerenciá-los.

Uma empresa que se preocupa com a administração de seus processos, pode ter uma ótima aliada: a tecnologia BPM. Mas o que é o BPM? Como ele pode ajudar as empresas?

Acompanhe este post para saber a resposta para essas perguntas!

Definição

A sigla BPM que dizer Business Process Management, ou Gerenciamento de Processos de Negócio, em português. Segundo o Wikipédia, o conceito une a gestão de negócios à tecnologia da informação.

Com o uso do BPM, a empresa é capaz de analisar, definir, executar, monitorar e gerenciar os processos com mais eficácia, ganhando muitos benefícios, inclusive competitividade.

Através da tecnologia, é possível mapear os processos e saber como são executados, para saber quais pontos podem ser melhorados. A partir daí, há uma melhor tomada de decisão e visão do negócio como um todo.

Como já abordamos em um outro artigo, o BPM atua com uma gestão sistemática e integrada dos setores de uma empresa. Dessa forma, otimiza a produtividade e qualifica a equipe.

Vantagens da tecnologia BPM

A gestão dos processos de uma empresa deve ser contínua e acompanhada periodicamente. Assim, a empresa consegue aprimorar o seu modelo de gestão e, com isso, gerar novos benefícios.

A implementação eficaz do BPM proporciona diversas melhorias internas para a empresa. Entre elas, estão:

  • Automação – os processos podem ser realizados por sistemas informatizados, o que reduz o tempo de execução e melhora as condições de trabalho;
  • Mais produtividade – a equipe torna-se mais produtiva pela facilidade dos fluxos de trabalho.
  • Mais transparência nos processos – os colaboradores ficam cientes dos processos e executam suas atividades com mais qualidade;
  • Maior controle de qualidade – com o BPM, é possível estabelecer indicadores de desempenho da empresa com relação aos seus processos. Isso provoca um maior controle de qualidade;
  • Mais agilidade – os processos da empresa ficam mais ágeis, tornando os fluxos de trabalho mais fluidos;
  • Redução de custos – os custos operacionais são reduzidos à medida que os processos se tornam mais eficientes e os resultados passam a ser mais frequentes;
  • Segurança – aumento da segurança da informação.

Veja abaixo o vídeo que explica o que é BPM:

Conclusão

Aderir às novas tecnologias, como o BPM, é indispensável para qualquer organização que pretende sobreviver à transformação digital. As empresas que não se adaptarem às mudanças, serão extintas do mercado.

Quer aprender sobre outros temos do mundo dos negócios? Então confira o nosso Dicionário Empresarial Avançado e mantenha-se atualizado!

E para ter todos os nossos conteúdos em primeira mão, baixe já o nosso aplicativo!

Deixe o seu comentário!

comentários

Advogado e Empresário. Diretor de Marketing da Agencia Professor Gama

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *