Uma estratégia muito utilizada no Marketing Digital, é o Call To Action (CTA). Mas você sabe o que quer dizer esta pequena palavra? Se ainda não, confira nosso post sobre o assunto!

Para quem já trabalha ou pretende trabalhar com Marketing Digital, a ferramenta CTA (Call To Action, ou “chamada para ação”, em português), é um recurso que permite promover o seu site e gerar leads (potenciais clientes).
O CTA é um recurso que, se aplicado de forma correta dentro de uma estratégia de Marketing Digital, gera ótimos resultados. Saiba por que a seguir!
Definição
Segundo o blog Marketing de Conteúdo, o Call To Action, ou CTA, como é conhecido, é um tipo de chamada (visual ou textual), que leva o visitante de uma página online a realizar uma ação.
De acordo com a Agência Mestre, há vários tipos de CTAs que podem variar de página para página. Entre eles, estão links de navegação, links para compras e links para formulários de inscrição.
Há também os tipos de CTAs que são inseridos nos conteúdos de um blog. Pode ser um link que leva a outro post relacionado ao assunto abordado ou a oferta de um material rico, como um e-book, por exemplo.
Importância
O CTA é uma forma de facilitar a navegação do usuário de uma página, além de ajudar a convencê-lo a fazer o que você deseja, como acessar um conteúdo de qualidade, e até mesmo adquirir o seu serviço ou produto. Mas essa decisão do usuário deve ser espontânea. Ele apenas deve ser direcionado da melhor forma por você.
Formas de fazer um CTA
Um CTA deve mostrar bem suas intenções. Ou seja, qual o próximo passo que você quer que o seu visitante/usuário/leitor dê na sua página. Você pode começar fazendo os itens abaixo:
- Sua mensagem deve ser clara e objetiva;
- O CTA deve se relacionar com a proposta do seu conteúdo;
- O texto do CTA deve ser curto e auto-explicativo;
- Use verbos no imperativo ou indicativo;
- O CTA deve criar uma urgência. Ex.: “Baixe esse ebook essencial para ser um empreendedor de sucesso em 2018”;
- Ofereça um benefício que vale a pena.
Leia também: O que é Inbound Marketing?
CTAs mais utilizados em negócios digitais
Como falamos anteriormente, há vários tipos de de CTAs, destinados a determinados fins. Entre os mais comuns, utilizados no ambiente online, estão:
- Links para outro artigo relacionado ao tema – este CTA é efetivo para melhorar o ranqueamento nos motores de buscas sem a necessidade de links externos;
- Inscrições em uma newsletter – é recomendado que você faça esta sugestão no fim do texto dos seus artigos. Assim, terá mais chance do usuário se interessar pelo seu produto ou serviço;
- Oferecer conteúdo exclusivo – você pode recomendar o download de um conteúdo mais aprofundado, como um e-book, infográfico, planilha, whitepaper, podcast, entre outros;
- Direcionar para uma landing page – levar o leitor para páginas de conversão. Um exemplo disso é fazer com que o visitante seja levado para as páginas mais visitadas do seu site;
- Compartilhar e comentar – pedir para compartilhar nas redes sociais, como facebook, linkdIn, twitter, etc, ou pedir para deixar um comentário sobre o que achou do assunto no final do post;
- Seguir nas redes sociais – você pode pedir para curtir a sua página nas redes. Assim, o usuário vai tornar-se um seguidor da sua marca, o que dá a chance de maior interação entre ele e a sua empresa.
Onde pode ser utilizado o CTA
O CTA pode (e deve) ser utilizado no ambiente digital do seu negócio. Você só deve definir qual o formato funciona com maior eficácia em cada canal. Os principais canais em que pode ser utilizado o CTA, são: home e páginas do site, redes sociais, e-mail marketing, posts do blog, anúncios, vídeos, ofertas e materiais específicos.
Agora que você já entende o que é e como utilizar o Call To Action como estratégia para atrair clientes para o seu site, que tal colocar em prática esse recurso?
E aproveite para baixar o nosso Guia completo de Direito Digital para Negócios, e fique bem atualizado sobre o Direito Digital!
Deixe o seu comentário!
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.