Se você gosta ou se interessa por marketing e pelo meio digital, já deve ter ouvido falar no Inbound Marketing, certo? Mas você sabe realmente o que significa esse conceito? Se ainda não, confira este post!

Um conceito muito utilizado atualmente no meio digital, é o de Inbound Marketing. Ele é um conceito mais amplo e atual, chamado também de “marketing de entrada”, “marketing de atração” ou “novo marketing”. Acompanhe este post e entenda melhor sobre ele!
Definição
O Inbound Marketing rompe com os conceitos do Marketing tradicional, que busca atrair o público em geral oferecendo produtos e serviços. Já o Inbound é uma estratégia contrária: faz com que clientes em potencial sejam atraídos até a empresa. Assim, faz com que eles te encontrem e se interessem pelo seu produto ou serviço.
É a conquista de um público-alvo e de leads qualificados. Ou seja, aqueles que realmente tenham interesse nos serviços que a sua empresa oferece, através de um conteúdo voltado especialmente para eles.
Segundo uma definição do blog da Rock Content, o Inbound Marketing é:
“Qualquer estratégia de marketing que visa atrair o interesse das pessoas. Também é chamado de marketing de atração e possui três grandes pilares: SEO, Marketing de Conteúdo e Estratégia em Redes Sociais”.
Muitos profissionais de Marketing já utilizam o Inbound Marketing há bastante tempo, mesmo sem saber exatamente o seu conceito, de forma inconsciente. O termo surgiu paralelo ao Marketing Digital e da relação entre consumidor e publicidade, realizada pela comunicação online.
Como fazer Inbound Marketing
Há várias formas de se fazer Inbound Marketing. Algumas das mais conhecidas, são:
- Produção de posts para um blog;
- E-books e Whitepapers;
- Webinars e Podcasts;
- Relações Públicas;
- Questionários;
- Fóruns online;
- Vídeos online;
- E-mail marketing;
- SEO;
- Conteúdo para Mídias Sociais.
De acordo com a Rock Content, ele pode ser dividido em 5 etapas:
- Atrair tráfego;
- Converter visitantes em leads;
- Converter leads em vendas;
- Fidelizar os clientes e aumentar as margens;
- Encantar seus clientes e transformá-los em promotores.
Estas etapas devem se encaixar em uma estratégia, na qual seja produzido um conteúdo certo, no momento e no local correto. Assim, as pessoas absorvem melhor as informações e ficam mais propensas a interagir. O conteúdo deve agregar valor, para que as marcas sejam encontradas de forma mais fácil na rede e os consumidores direcionados aos seus sites.
Benefícios para as empresas
Até aqui, você já percebeu que o Inbound Marketing é uma estratégia que contribui muito para a construção e consolidação de uma marca.
Confira alguns benefícios que a sua empresa pode ter se adotar o Inbound Marketing:
1 – Conteúdos de qualidade feitos de forma estratégica através de um blog, por exemplo, tendem a conquistar 55% mais tráfego que sites sem blog;
2 – O visitante de um blog com conteúdo relevante, faz com que ele se torne um fã da marca. Em consequência disso, ele irá divulgar os seus pontos fortes. Portanto, se o cliente percebe a qualidade e a relevância do que é oferecido, irá, de forma natural, promover a marca por uma questão de confiança;
3 – Mais de 50% das empresas relatam que os contatos de clientes online vieram através de seus blogs. E mais de 60% dos gerentes de marketing acreditam que o blog, é, de fato, importante para a empresa. Além do mais, 83% dos gestores afirmam que a presença no Facebook é essencial;
4 – Com a estratégia, é possível identificar com mais precisão quem está interessado nos produtos e conteúdos, ou seja, quem é o público-alvo e como satisfazê-lo;
5 – O Inbound Marketing já é uma estratégia indispensável, pois a evolução do mercado mostra que é necessário uma comunicação direta e precisa com o cliente, atraindo assim quem realmente está interessado na marca.
Se ainda ficou com dúvidas sobre o conceito de Inbound Marketing, veja o vídeo abaixo:
Conclusão
O Inbound Marketing é uma estratégia focada em um público-alvo específico (também pode ser chamado de persona), que deve ser bem planejada e que reúne as melhores ações de marketing para atrair o público certo para a sua empresa.
Enfim, é uma estratégia para fidelizar seus possíveis clientes, deixando-os satisfeitos e querendo ser seguidores da sua marca.
Se gostou desse post, compartilhe em suas redes sociais!
Já conhece o nosso Guia completo de Direito Digital para Negócios? Baixe agora!
Deixe o seu comentário!
Temas que abordamos nessa página:
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.