Se você é empreendedor e atua no meio digital, provavelmente já ouviu falar em ‘Geração de Leads’. Mas você sabe o que é um Lead? Se ainda tem dúvidas, então leia e descubra!

Termos como Geração e Nutrição de Leads já são – ou, ao menos, deveriam ser – velhos conhecidos dos profissionais de Marketing Digital. Entretanto, esse conhecimento acerca do Lead não deveria se restringir aos profissionais da área.
Não é possível aumentar a sua base de clientes sem conhecer o comportamento deles. É fundamental que você tenha meios para alcançá-los. Mas como fazer isso? A resposta é simples e objetiva: coletando dados do seu público-alvo.
Saber como definir o valuation e estipular a escalabilidade dos seus negócios é muito importante, mas nada disso faria sentido sem conhecer o pilar fundamental de qualquer empreendimento: os seus clientes. Aí é que o Lead entra na jogada.
Mas antes de te explicar a importância dessa estratégia vem aquela pergunta que não quer calar: O que é um lead?
Definição
Conforme a definição do Hubspot, o lead é “uma pessoa que demonstrou interesse no produto ou serviço da sua empresa de alguma forma.”
Em outras palavras, o lead é o cliente certo para o seu negócio. Mas por quê? Simples. Este visitante que se tornou um cliente em potencial chegou até você por vontade própria.
Está tudo esquematizado dentro do funil de vendas que guiará a jornada de compra do seu cliente.
Pense na seguinte sequência: um usuário viu o seu post no Facebook > clicou nele > entrou no seu site > consumiu o conteúdo > gostou > ao terminar a leitura, decidiu preencher o formulário de captura para receber sua newsletter. Bingo!
Neste momento, o seu visitante acaba de se tornar um lead, ou seja, um cliente em potencial.
Há uma sequência pré-definida para a transformação de um visitante em lead, conforme o conceito de Inbound Marketing.

Mas o que significa Nutrir um Lead?
Se transformar um visitante em lead já é uma tarefa que exige muita dedicação, transformar este lead em cliente é uma missão ainda mais desafiadora. Entretanto, esta etapa é indispensável para o sucesso da sua estratégia digital.
Conforme explica o blog Marketing de Conteúdo, a definição de nutrição de leads é a seguinte:
“Nutrir um lead significa alimentá-lo adequadamente durante o caminho que transformará um contato em potencial em um futuro cliente.”
Basicamente, você deve abastecer o seu lead com conteúdo relevante, de qualidade e direcionado para ele.
Dessa forma, além de despertar a curiosidade dele e aumentar o tempo de permanência no seu blog, você ainda fortalece o seu vínculo com o futuro cliente.
Além disso, com essa frequência de envios você vai, aos poucos, se tornando autoridade sobre o assunto abordado no seu blog.
Pode-se dizer que a nutrição de leads é um processo de construção de relacionamento como qualquer outro. Baseado no companheirismo e na troca mútua.
O caminho do Lead na Jornada de Compra
Um dos principais objetivos da nutrição do lead é guiá-lo nos primeiros passos da sua jornada de compra. Essa jornada divide-se em três etapas:
-
Conhecimento
Nessa etapa, o seu futuro cliente enfrenta ou expressa sintomas de um problema. Nessa fase, as pesquisas feitas pelo usuário são mais educativas, ele quer compreender o problema que tem.
-
Consideração
Aqui, o usuário já identificou qual é o problema que tem e deu um nome para isso. Ele quer compreender as abordagens e métodos disponíveis para resolver a situação que o aflige.
-
Decisão
Nesse ponto, a estratégia ou método para resolver o problema já foi definido. Logo, essa é a etapa em que a compra será consumada. É aqui que seu lead se torna um cliente.
Conclusão
Conforme vimos neste artigo, o lead é um usuário qualificado que chegou até você através de um conteúdo relevante que você publicou. Mais do que chegar até você, este cliente em potencial demonstrou interesse no seu produto.
Seja através do preenchimento de um formulário ou da assinatura da sua newsletter, o lead sempre retribuirá o seu conteúdo de qualidade fornecendo seus dados.
O dado mais comum (e fácil) de ser obtido com essa estratégia é o e-mail. Mas se você for mais ousado e focado, pode obter também um número de telefone, Skype ou contato do WhatsApp.
Não se esqueça, captar este usuário é apenas a primeira parte do processo. É preciso, também, nutrir este lead com conteúdo de qualidade para qualificá-lo até que a sua jornada de compra o conduza ao produto que você está ofertando.
Agora que você já sabe tudo sobre leads e jornada de compra, o que você acha de aprender mais sobre Direito Digital? Baixe o nosso Guia Definitivo do Direito Digital para Negócios e tire todas as suas dúvidas.
Deixe o seu comentário!
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.