Você já deve ter ouvido falar sobre o Marco Civil da Internet, certo? Mas você sabe o que quer dizer e do que trata a lei? Entenda neste post!

A lei nº 12.965, que estabelece os princípios e garantias normativas do convívio civil na rede mundial online de computadores, ou lei do Marco Civil da Internet, foi decretada em abril de 2014.
Conhecida também como “Constituição da Internet”, a lei do Marco Civil foi criada com o objetivo reger o uso da internet no Brasil. Ela define os direitos e deveres de usuários e provedores da web no país. Saiba mais sobre ela a seguir:
Definição
De acordo com o site Significados, o Marco Civil da Internet pode ser definido como:
“Uma lei que visa orientar os direitos e deveres dos usuários, provedores de serviços e conteúdos, e demais envolvidos com o uso da Internet no Brasil”.
Ainda, segundo o site, a lei do Marco Civil foi estabelecida para “prever práticas criminosas pela internet (cibercrimes). Ela preza pelos ideais da neutralidade de rede, liberdade de expressão, da privacidade dos usuários e dos direitos humanos”.
Principais pontos do Marco Civil da Internet
Confira abaixo os principais pontos que constituem o Marco Civil.
Neutralidade na rede
Refere-se a uma rede igual para todos. Dessa forma, o usuário que compra um plano de internet, tem o direito de pagar somente pela velocidade da mesma e não pelo tipo de conteúdo que acessa.
Privacidade na web
O Marco Civil também prevê a inviolabilidade e sigilo das comunicações. Assim, o usuário tem a sua privacidade garantida pela lei. Os conteúdos acessados pelos usuários só poderão ser vistos por outras pessoas, por meio de ordens judiciais para fins de investigação criminal.
De acordo com a EBC, a lei também determina que as empresas desenvolvam mecanismos para garantir, por exemplo, que os e-mails só serão lidos pelos emissores e pelos destinatários da mensagem.
As empresas que descumprirem as regras poderão ser penalizadas com advertência, multa, suspensão e até proibição definitiva de suas atividades. Pode haver também a possibilidade de penalidades administrativas, cíveis e criminais.
Logs ou registros de acessos
O Marco Civil da Internet determina também que os provedores de conexão são proibidos de guardar os registros de acesso a aplicações de internet. Ou seja, o rastro digital dos usuários em sites, blogs, fóruns e redes sociais não ficará armazenado pela empresa que fornece o acesso.
Se gostou deste conteúdo, deixe o seu comentário!
Deixe o seu comentário!
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.