Quais as oportunidade de investimento durante a crise do coronavírus

Artigos

Conheça a oportunidade de investimento durante a crise do coronavírus

Professor Gama
Escrito por Professor Gama em abril 15, 2020
Conheça a oportunidade de investimento durante a crise do coronavírus
Junte-se a mais de 127.133 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

A crescente pandemia de coronavírus deu início a uma nova era de volatilidade do mercado de ações, à medida que os investidores aceitam as oscilações diárias consecutivas do histórico.

Mas também destacou uma oportunidade promissora de investimento – que vem conquistando os corações da geração do milênio. 

Os investimentos sustentáveis ​​- aqueles focados em empresas com fortes princípios da Governança ambiental, social e corporativa (ESG) – superaram as empresas convencionais no primeiro trimestre de 2020, mesmo quando o surto causou um colapso dos mercados.

Vamos saber como e quais são as oportunidades de investimento podem ser promissoras durante a pandemia.

EMPRESAS ESG SÃO A APOSTA DE INVESTIMENTO

Nos primeiros três meses do ano, 70% dos fundos de ações sustentáveis ​​registraram retornos na metade superior do grupo de base ampla, de acordo com a empresa de pesquisa de investimentos Morningstar.

Desses, 44% pontuaram no quartil superior.

Quando toda a extensão da pandemia ficou clara no início de março,  as empresas com reconhecimento de ESG superaram outras ações em até 5,7%, segundo o HSBC.

Certamente, os fundos sustentáveis ​​ainda sofreram pesadas perdas em meio à recessão do mês passado.

No entanto, as perdas foram notavelmente menores do que as dos fundos tradicionais.

O chefe de pesquisa em sustentabilidade da Morningstar, Jon Hale, disse que tem muito a ver com os princípios subjacentes das empresas focadas em ESG, que colocam clientes e funcionários em primeiro plano.

″É muito simples, realmente – as empresas realmente focadas no bem-estar de seus funcionários e clientes são capazes de tomar as decisões corretas mais rapidamente em uma grande crise como esta”, disse Hale à  CNBC Make It .

INVESTIMENTO SUSTENTÁVEL

Esse foco em fazer o certo tem ganhado força nos últimos anos, à medida que o capitalismo tradicional, que posiciona os retornos dos acionistas acima de tudo, caiu em desuso.

Em seu lugar, surgiu um novo termo: capitalismo de partes interessadas, que atribui valor igual a todas as partes interessadas, de clientes a funcionários e fornecedores. 

Os princípios ambientais, sociais e de governança corporativa são fundamentais para isso.

No entanto, a categoria ESG não decolou amplamente devido a suposições de que valores sustentáveis ​​significam menores retornos financeiros. 

Em um estudo de 2019, o Morgan Stanley descobriu que  oito em cada 10 investidores individuais estavam interessados ​​em investimentos sustentáveis, embora pouco mais da metade (52%) os perseguisse devido a preocupações de uma troca financeira.

Entre os millennials, esses números foram ainda mais altos, com 95% interessados ​​e dois terços (67%) investindo ativamente em produtos sustentáveis. 

No entanto, a maré pode estar virando.

MUDANÇA NA CONDUÇÃO DO CORONAVÍRUS

No ano passado, as ações das 100 empresas da lista “Empresas mais sustentáveis ​​da América” ​​da Barron retornaram 34,3% em média , superando os 31,5% do S&P 500.

As últimas estatísticas da Morningstar agora fornecem aos investidores uma “imagem mais completa” de como as ações da ESG se saem em desaceleração, disse Hale. 

Samantha Azzarello, estratega-chefe do JPMorgan, disse que o aumento poderia ser acelerado pelo coronavírus, à medida que os investidores – institucionais e millenials – se tornassem mais “responsáveis” pelas empresas que apóiam. 

“De uma perspectiva moral e social, a pandemia de coronavírus destacou para muitas pessoas como estamos todos juntos nisso”, disse Azzarello.

“Como as empresas são criadas para responder à crise e dar suporte a clientes, funcionários e comunidades em geral é muito importante agora.”

INVESTIMENTO EM EMPRESAS EM ESG

Essas mudanças podem elevar a demanda pela crescente categoria de investimentos, especialmente entre os millennials, disse à CNBC Make It Arturo Tabuenca, fundador da empresa de investimentos ESG EarthFolio.

“Uma porcentagem esmagadora de millennials está interessada em investir em ESG”, disse ele.

“Isso faz todo o sentido quando você considera que esses jovens investidores sofreram duas grandes desacelerações econômicas nos últimos 12 anos: um relacionado à governança e outro social/à saúde”.

Os interessados ​​em investimentos em ESG devem começar entendendo as opções disponíveis, disse Tabuenca.

Alguns fundos ESG, por exemplo, trabalham proativamente em direção a determinados objetivos ESG, enquanto outros simplesmente excluem comportamentos ESG negativos.

“Existem muitos fundos que podem oferecer oportunidades aos investidores, e alguns deles surgem de uma mudança para um mundo mais sustentável. 

A transição para a energia limpa, o avanço na tecnologia de assistência médica e a mitigação das mudanças climáticas, para citar alguns”, afirmou. Goh.

Por fim, certifique-se de diversificar seu portfólio, observou Azzarello.

Atualmente, você pode acessar a grande maioria das classes de ativos, de ações a títulos e alternativas, por meio de produtos ESG.

Como alternativa, você pode optar por uma combinação de opções ESG e não ESG. 

“Independentemente do tipo de estratégia de investimento escolhida, o que é verdadeiro para investir de maneira mais ampla também é válido para ESG”, disse ela.

“Queremos ser diversificados”.

Então, já pensou nessa oportunidade de investimento? Novos tempos vem por ai!!

Deixe o seu comentário!

comentários

Advogado e Empresário. Diretor de Marketing da Agencia Professor Gama

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *