Projeto da Oracle utiliza a tecnologia “blockchain” e promete uma revolução na forma de fazer contratos nos próximos anos. Saiba mais.

A tecnologia blockchain está virando febre no mercado. Depois da Google, IBM e Porsche utilizarem a tecnologia, agora é a vez da Oracle lançar o projeto Aeternity de contratos inteligentes. Mas, se você não está familiarizado com estes dois termos, vamos te mostrar como funcionam.
A tecnologia blockchain funciona como uma espécie de livro de registros, aberto e descentralizado. Ela permite pagamentos em moedas que não são emitidas nem controladas por uma autoridade central. Esta “cadeia” de trocas é que confere valor e credibilidade aos pagamentos feitos com a moeda bitcoin.
A blockchain pode ser utilizada em outras aplicações, como em contratos, que podem ser programados e executados de forma automática. Daí surgiram os “contratos inteligentes”.
Contratos Inteligentes
Os contratos inteligentes ou “smart contracts”, são contratos automatizados, executados através de um software que segue as condições criadas pelo usuário. Quando alcançada uma condição pré-estabelecida (programada), o contrato é executado automaticamente.
Um exemplo básico desta aplicação são as máquinas de venda de bebidas. Quando depositada determinada soma de dinheiro, a bebida é entregue automaticamente ao consumidor. Outro exemplo são os empréstimos bancários contratados eletronicamente. Se o empréstimo não é quitado no prazo, os juros incidem automaticamente e os valores passam a ser debitados diretamente na conta corrente do devedor.
O conceito foi desenvolvido muito antes dos bitcoins, mas com base nos mesmos estudos e possivelmente pela mesma pessoa: o cientista e jurista Nick Szabo.
O projeto Aeternity
A tecnologia da Aeternity baseia-se em várias inovações de outros blockchains para melhorar a eficiência das plataformas existentes de contratos inteligentes.
O projeto Aeternity reúne alguns desenvolvedores vindos do Ethereum e Augur, e foi declarado como um novo destacamento com a capacidade de fazer um número ilimitado de transações dentro do quadro de contratos inteligentes com turing-completo, onde não é necessário uma verificação adicional. Este nível de desempenho é conseguido através do uso de “canais de estado” – o análogo da Rede Lightning, planejada para a rede Bitcoin.
Além disso, um dos elementos-chave da plataforma deve ser a inclusão da chamada máquina com a Oracle Machine em um consenso sobre o bloco. Isso permitirá que os contratos inteligentes troquem livremente dados com o mundo exterior.
Com tecnologias como essa, talvez os contratos inteligentes se tornem comuns e farão parte da nossa rotina. Com isso, teremos a garantia de uma maior segurança na execução de contratos.
Tenha mais conteúdos como este em primeira mão! Baixe já o nosso aplicativo!
Deixe o seu comentário!
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.