
Depois da tumultuada chegada do recurso de atualização de status, em fevereiro, mais uma funcionalidade será incorporada ao WhatsApp. Para o deleite dos entusiastas e pesadelo dos usuários mais conservadores, o Facebook, dono do aplicativo, planeja incorporar uma ferramenta de pagamentos pelo WhatsApp, no próximo semestre.
A informação veio do portal The Ken. O sistema de pagamento peer-to-peer (pessoa para pessoa) será testado inicialmente na Índia. O país hoje concentra o maior mercado de consumo do aplicativo, somando mais de 200 milhões de usuários. Segundo o The Ken, a empresa planeja usar uma UPI (Unified Payments Interface), ou Interface Unificada de Pagamentos. Esse sistema interbancário, que é apoiado pelo governo, permitirá os pagamentos pelo WhatsApp entre usuários.
“A Índia é um país importante para o WhatsApp, e estamos entendendo como podemos contribuir mais para a visão da Digital India. Estamos explorando como podemos trabalhar com empresas que compartilham essa visão e continuar a ouvir com atenção os comentários de nossos usuários “, disse a WhatsApp, em comunicado ao portal TechCrunch.
O TechCrunch relata que durante uma visita à Índia, em fevereiro, o co-fundador da WhatsApp teria admitido que a empresa estaria analisando como ela poderia incorporar serviços de pagamento pelo aplicativo.
Em reportagem sobre o tema, a Reuters aponta que as transações digitais na Índia apresentaram crescimento nos últimos meses. O aumento se deve à proibição de choque do primeiro-ministro Narendra Modi de certos títulos de alto valor em novembro que representavam mais de 80% da moeda do país em circulação na época.
Pagamentos pelo WhatsApp são novidade, mas nem tanto assim
O Facebook lançou uma ferramenta de pagamentos pelo Messenger para Android e I-Phone há algum tempo nos EUA. Na Índia, o Messenger é bem menos popular. Portanto, faz muito mais sentido lançar esse recurso dentro do WhatsApp. Outra dificuldade enfrentada pela população da Índia é a baixíssima penetração de cartões de crédito no país. Por isso, adotaram a estratégia de começar os testes com a ferramenta de pagamentos pelo WhatsApp.
Ainda não há informações sobre a disponibilização dessa função em outros países. O que nos resta é aguardar para saber quando essa novidade chegará ao Brasil.
Deixe o seu comentário!
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.