A pandemia traz toxicidade psicológica e põe em risco relacionamentos

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A pandemia traz toxicidade psicológica e põe em risco relacionamentos

Andrea W
Escrito por Andrea W em junho 3, 2020
A pandemia traz toxicidade psicológica e põe em risco relacionamentos
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De acordo com um briefing realizado pelas Nações Unidas em 13 de maio de 2020, a pandemia de 2020 ameaça o tecido central da própria sociedade. Mas qual é o tecido principal da sociedade?

Por definição, qualquer comunidade ou sociedade é construída sobre a conexão humana, isto é, relações interpessoais e familiares.

No entanto, a pandemia não apenas ameaça nossa saúde e bem-estar, mas também os relacionamentos pessoais e familiares que geralmente nos protegem contra as adversidades.

Não obstante, não somos impotentes apenas aguardando e assistindo nossos relacionamentos e vínculos familiares mais importantes serem tensos ou simplesmente desgastados.

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TOXICIDADE PSICOLÓGICA E “DISTANCIAMENTO SOCIAL” NA PANDEMIA

A capacidade de qualquer incidente ou desastre crítico de causar ansiedade, depressão, desamparo e desespero pode ser considerada como “toxicidade psicológica”.

Pense nisso como a capacidade de um desastre literalmente “envenenar” a saúde psicológica de uma comunidade. 

A toxicidade psicológica é causada por uma infinidade de fatores que interagem, incluindo a letalidade, a duração do desastre e a incerteza ou ambiguidade em torno do próprio desastre. 

Na maioria dos desastres, no entanto, nossa capacidade de extrair força e apoio de outras pessoas aumenta nossa resiliência na sequência de qualquer desastre.

Dito isso, a pandemia nos desafia como nunca antes, porque se mostrou letal, o impacto é duradouro e há uma grande ambiguidade em torno da doença, como evidenciado por relatórios conflitantes da Organização Mundial da Saúde, ações conflitantes da liderança nos governos e até relatórios não confiáveis ​​da maioria dos meios de comunicação. 

Mas o mais importante é que a pandemia se mostrou “tóxica” para o melhor preditor da resiliência humana:

o apoio de outras pessoas.

No esforço necessário para conter o contágio e salvar vidas, fomos ordenados a empregar “distanciamento social” e até a auto-quarentena com a consequência não intencional de minar os relacionamentos essenciais.

CONSEQUÊNCIAS DA “INTEGRAÇÃO ENTRE TRABALHO E VIDA PESSOAL”

Os efeitos dos benefícios do distanciamento social e da auto-quarentena são bem conhecidos desde a pandemia de 1918.

Como observado acima, no entanto, essas táticas para salvar vidas também podem ser psicologicamente tóxicas.

A tão elogiada e muitas vezes procurada meta de “equilíbrio entre vida profissional e pessoal” se transformou em “integração entre vida profissional e vida pessoal”, na qual os mundos do trabalho, da família e da recreação colidiram.

A mistura resultante combinada com as ondulações naturais, senão a turbulência, dessas três esferas de vida, eliminou qualquer possibilidade de desvio ou descanso.

QUAIS SÃO AS CONSEQUÊNCIAS NATURAIS? 

  • Primeiro, a sensação de diversão que muitas vezes gostava de passar de uma esfera para outra foi perdida. Como resultado, é provável que a fadiga surja com mais frequência; 
  • Segundo, porque não há mais linhas claras de demarcação de uma esfera para outra, as frustrações e até a raiva experimentada em uma esfera pode contaminar outra esfera;
  • Terceiro, uma irritabilidade geral pode se tornar generalizada. A retirada interpessoal é então comum;
  • Quarto e mais tóxico, o relacionamento com outras pessoas importantes, em vez de ser visto como favorável, pode começar a parecer pesado. Quando a pausa e alguma distância emocional são finalmente alcançadas, a culpa e até o sofrimento podem ser sentidos.

14 SUGESTÕES SIMPLES SOBRE COMO MANTER RELACIONAMENTOS DE SUPORTE

  1. Lembre-se de que “distanciamento social” realmente significa manter uma distância física, não uma distância sócio-emocional. Portanto, entre em contato com amigos e familiares regularmente, mesmo que apenas por alguns minutos por dia. Reacenda velhas amizades. Até o envio de mensagens de texto pode sustentar a conexão.
  2. Mostre aos outros a mesma compaixão que você esperaria que eles mostrassem, especialmente em momentos de alto estresse.
  3. O desejo mais profundo da natureza humana é o desejo de ser apreciado, disse William James uma vez. Portanto, mostre às pessoas ao seu redor que elas são apreciadas, não apenas pelo que fazem, mas por quem são.
  4. Quando possível, tire férias mentais de cinco minutos. Respire fundo várias vezes e lembre-se de um local e horário em que estava extremamente relaxado; Isso pode energizá-lo e ajudá-lo a estar mais atento às coisas e pessoas ao seu redor.
  5. Mantenha um plano para o futuro. Ao adormecer à noite, planeje sua vida após as adversidades.
  6. Comunique-se com as pessoas ao seu redor, especialmente a família. Medos, raiva e ressentimento são alimentados pela solidão e silêncio. Quando você não está se comunicando com as pessoas ao seu redor, elas normalmente assumem o seu pior.
  7. Faça pelo menos uma coisa para si mesmo todos os dias. E não se sinta culpado por fazê-lo. Cuidar de si mesmo não é uma prerrogativa, é uma obrigação que você tem para com quem trabalha e com quem depende de você.
  8. Encontre uma coisa para agradecer a cada dia.
  9. Uma vez por dia, faça algo que reúna a família em um ambiente de baixo estresse, como jantar, jogo, filme ou programa de TV, faça uma caminhada juntos.
  10. E, por último, não hesite em dizer a alguém que é amado.

Que tal começar a pensar nessas sugestões? Ou você já as pratica? Conte-nos!

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