Quem vai viajar neste período de férias, deve ficar atento às novas regras para viagens de avião. Confira mais detalhes neste post!

Com a chegada das férias, aumenta o número dos passageiros de avião. Por isso, quem pretende utilizar esse meio de transporte e quer evitar transtornos, deve ficar atento aos seus direitos e deveres.
“Estas regras vão trazer maior pacificação social, além de diminuição de conflitos que hoje são levados ao judiciário. A gente acredita que mais e mais consumidores vão ser trazidos para o transporte aéreo e que, portanto, deverá levar a um acréscimo de novos passageiros e não uma diminuição”, disse o superintendente de serviços aéreos da ANAC, Ricardo Catanant.
Listamos a seguir, os principais direitos e deveres dos passageiros de avião, de acordo com as novas regras para viagens. Confira!
Direitos dos passageiros de avião
1 – Passageiros têm direito à manutenção das passagens de volta quando não conseguirem viajar no trecho de ida. Para tanto, é preciso informar à companhia aérea da desistência até a hora do primeiro voo. Assim, não há cobranças extras.
2 – Aqueles que desistirem ou mudarem os voos têm direito ao reembolso ou estorno até sete dias após o pedido de cancelamento ou alteração.
3 – Quando o passageiro cancela a compra da viagem até 24h depois da compra, ele tem direito ao cancelamento sem custos extras. Essa regra se aplica se a desistência ocorrer com pelo menos sete dias de antecedência do voo.
4 – É possível escolher como o reembolso será feito: pode ser abatido em uma nova passagem ou em dinheiro.
5 – Passagens compradas sem data para o uso têm validade de até um ano.
6 – Quando os voos atrasam mais de quatro horas ou são cancelados, os passageiros têm direito à assistência da empresa aérea, que deve reacomodar ou reembolsar os consumidores, além de fornecer alimentação.
7 – O valor da franquia da bagagem deve ser informado na compra da passagem.
Leia também: Atraso na entrega do imóvel: veja quais são os seus direitos
Deveres dos passageiros de avião
1 – Os passageiros precisam chegar ao aeroporto no horário estipulado pela companhia aérea para o embarque. Caso contrário, a entrada no avião pode ser barrada e a empresa pode cobrar taxas adicionais por causa do atraso.
2 – Quem precisar de atendimento especial das companhias aéreas deve especificar o serviço na hora da compra da passagem ou até 48 horas antes do voo.
3 – Atenção: para levar animais no voo, o lugar do bichinho deve ser reservado com antecedência. A viagem do animal também está sujeita ao pagamento de taxas, além de apresentar o cartão de vacinação e atestado de saúde. Eles devem ser transportados em caixas especiais.
Fonte: Governo do Brasil.
Você já sabia dessas regras? Deixe a sua opinião pra gente!
Quer saber como Criar um Modelo de Advocacia com Crescimento Rápido e Enxuto, Aprender sobre Aquisição de Clientes e Fechar Contratos de R$ 1.000 a 2.000 reais? Confira o vídeo abaixo!
Deixe o seu comentário!
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.