Um esforço considerável foi feito para criar o perfil psicológico de um agressor. Mas a pesquisa ainda não produziu dados empíricos confiáveis. Dito isto, existem evidências de que existem características comuns em todos os abusadores.
Tradicionalmente, meninos e meninas aprendem coisas diferentes à medida que crescem. A sociedade ensina as meninas a serem cuidadosas e sensíveis. Eles recebem dicas de como serem gentis.
Por outro lado, os meninos geralmente adquirem brinquedos que têm a ver com coragem e destemor. E na maioria das vezes eles são colocados em esportes de contato. O objetivo é que eles se transformem em homens fortes e duros, capazes de proteger todas as meninas. Mas eles são ensinados a não mostrar fraqueza.
Iremos conhecer as possíveis causas do perfil abusador e seus fatores para que você fique distante de um relacionamento abusivo.
FATORES DETERMINANTES DO ABUSADOR: INFLUÊNCIA SOCIAL E VALORES TRADICIONAIS
A mídia desempenha um papel crucial nas diferenças de gênero nas crianças. Todos os filmes e programas de TV têm os mesmos personagens: o policial, o protetor masculino da família, o super-herói durão. E, embora ultimamente eles tenham começado a trazer com cautela a versão feminina, muito poucos filmes estrelam uma mulher salvando um homem.
Geralmente, um agressor é alguém que tem valores muito tradicionais e foi criado em um ambiente com estereótipos sexistas. Quando são pequenos, internalizam todas essas coisas e acabam sendo adultos que se vêem de acordo.
Dados os fatores que mencionamos, você provavelmente pode adivinhar que na maioria das vezes as vítimas são mulheres e os agressores, homens. As estatísticas apoiam essas suposições. E agora mostraremos alguns de seus traços mais característicos.
VIESES COGNITIVOS: PSICOLOGIA RÍGIDA
Os abusadores geralmente têm pensamentos distorcidos sobre os papéis de gênero. Eles veem o outro gênero como inferior a eles e é assim que justificam sua violência. Eles estão cheios de preconceitos que os fazem reagir de maneira violenta.
Sua intolerância os torna tirânicos, teimosos e antidemocráticos. A rigidez de seus pensamentos os leva as coisas muito pessoalmente. Eles não deixam espaço para perspectivas contrárias às suas.
INCAPACIDADE DE RESOLVER PROBLEMAS
Sua falta de flexibilidade mental tornará impossível encontrar soluções para seus problemas. Isso pode ser porque eles exibem um padrão de pensamento polar ou dicotômico. Ou seja, eles se colocam em um extremo ou no outro, bom ou ruim. Não há meio termo, nenhuma moderação é permitida.
As evidências mostram que eles veem tudo como preto e branco, porque foi assim que foram criados. Eles geralmente são filhos de pessoas que os criaram de maneira muito estrita e militar.
BAIXA AUTOESTIMA
A infância deles deu o tom para o desenvolvimento emocional. É por isso que o perfil psicológico de um agressor é centrado em baixa autoestima. Essa falta de amor próprio pode ser a causa ou a conseqüência do abuso. Obviamente, isso nunca se justifica.
O problema é que eles não têm consciência da falta de amor próprio. Em vez de melhorar sua auto-imagem, eles escolhem adotar uma atitude passiva-agressiva em praticamente todas as partes de suas vidas.
DIFICULDADE DE COMUNICAÇÃO
Essa atitude agressiva passiva trai a dificuldade de se comunicar efetivamente com os outros. De fato, a baixa assertividade é uma das características mais comuns no perfil psicológico de um agressor.
A maneira como eles impõem sua autoridade e regras é através da amargura, teimosia ou preguiça. Pessoas abusivas geralmente não são muito assertivas, portanto não se expressam direta ou claramente.
DEPENDÊNCIA EMOCIONAL
A principal consequência desse desgaste em seus relacionamentos com outras pessoas é o isolamento social gradual. Por não terem nenhum tipo de amizade, concentram toda a atenção no parceiro .
Pouco a pouco, seu relacionamento romântico se tornará uma obsessão. Eles criam dependência emocional porque veem a outra pessoa como sua única fonte de intimidade ou apoio. Eles continuam exigindo mais e o relacionamento fica muito prejudicial.
NECESSIDADE DE CONTROLE
Os abusadores sentem a necessidade e o dever de controlar tudo o que seu parceiro faz ou sente. Seu trabalho, relações familiares, círculo de amigos, hobbies entre outros. Eles desenvolvem atitudes de extrema vigilância e inveja doentia .
FRUSTRAÇÃO
Muitas vezes, os agressores descarregam sua raiva em casa por causa da frustração que sentem no trabalho. Eles são muito irritáveis e geralmente não têm controle de impulso. Esse tipo de violência, conhecida como violência expressiva, geralmente fica mais forte à medida que incidentes mais violentos acontecem.
SEM AUTOCONTROLE OU EMPATIA
O perfil psicológico de um agressor inclui uma falta de controle emocional. Os abusadores são emocionalmente analfabetos. Eles têm muitos problemas para expressar seus sentimentos. Eles não sabem refletir e não têm nenhum tipo de empatia. É isso que os impede de sentir qualquer tipo de culpa pela dor e pelos danos que causaram à vítima.
MENTIRAS SEDUTORAS
Os agressores normalmente conquistam sua vítima, seduzindo-a. São pessoas manipuladoras que usam mentiras e falsas promessas. E eles são capazes de desempenhar todos os tipos de papéis para conseguir o que querem.
Embora cada caso seja diferente, esses traços dão um retrato geral do perfil psicológico de um agressor. Em geral, você pode ver que são pessoas egoístas, sexistas e manipuladoras. Para eles, o abuso psicológico é a principal maneira de se relacionar com as pessoas.
Então, conhece alguém assim?
Deixe o seu comentário!
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.