10 coisas que pessoas mentalmente fortes fazem durante uma pandemia

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10 coisas que pessoas mentalmente fortes fazem durante uma pandemia

Andrea W
Escrito por Andrea W em abril 21, 2020
10 coisas que pessoas mentalmente fortes fazem durante uma pandemia
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A pandemia global do COVID-19 e as ramificações sistêmicas não são apenas inéditas, mas angustiantes. Estamos todos nos ajustando às novas realidades e sofrendo com a perda das antigas.

Todos nós estamos simplesmente tentando gerenciar nossas vidas diárias cuidando de nossos filhos ou pais.

E ainda, lidando com tensões financeiras e nos adaptando a uma nova maneira de viver.

Todos os estressores relacionados ao COVID-19 provavelmente podem resultar em uma infinidade de sentimentos negativos, como depressão, ansiedade e até mesmo transtorno de estresse pós-traumático ( TEPT ).

Esse trauma coletivo que estamos enfrentando pode parecer sombrio, mas essa não é a primeira crise em nossa história.

Por exemplo, investigações de pesquisa em crises como os ataques terroristas de 9 a 11, Ebola e SARS, revelam como os indivíduos respondem a pandemias / crises de maneiras adaptativas e desadaptativas.

Neste artigo vamos trazer sugestões de como reagir a pandemia de forma mentalmente forte.

MENTE FORTE EM EXPERIÊNCIAS ADVERSAS

Pesquisadores estudaram como os fortes mentalmente podem se comportar através de experiências adversas.

Essas informações podem ajudar a reduzir a probabilidade de problemas de saúde mental resultantes do COVID-19.

Além disso, os mentalmente fortes e resistentes podem eventualmente apresentar crescimento pós-traumático versus sintomas de estresse pós- traumático.

O crescimento pós-traumático é entendido como mudanças psicológicas positivas que resultam de experiências traumáticas e altamente estressantes.

Embora estejamos no meio dessa crise, os indivíduos podem subir para um nível mais alto de funcionamento quando a pandemia terminar.  

A maioria de nós conhece o básico: é vital criar hábitos diários, exercitar-se e conectar-se aos nossos suportes sociais usando reuniões virtuais e mídias sociais.

No entanto, aqui estão algumas sugestões baseadas em evidências de como as pessoas mentalmente fortes respondem às crises.

Eles podem ajudá-lo não apenas a gerenciar a pandemia, mas a diminuir a probabilidade de problemas de saúde mental a longo prazo como resultado da pandemia de coronavírus . 

1. ELES LIMITAM A EXPOSIÇÃO DE NOTÍCIAS E MÍDIA

Pesquisas sugerem que existem dois preditores principais de quão bem uma pessoa responderá em uma crise (como uma pandemia).

O primeiro é o quão vulneráveis ​​eles estavam em suas próprias vidas antes da crise.

A segunda é a quantidade de notícias que eles consumiram durante a pandemia.

A exposição crônica às notícias pode criar trauma indireto e TEPT.

A exposição na mídia e o ciclo de notícias podem ativar respostas de “luta ou fuga”, que podem levar ao estresse traumático.

Por exemplo, em um estudo realizado após os ataques terroristas do 11 de setembro, várias horas de exposição da mídia após o 11 de setembro foram associadas ao TEPT e a novos problemas de saúde física, 2-3 anos depois nos participantes.

Em outro estudo realizado durante o surto de Ebola em 2014, a exposição diária da mídia foi associada ao aumento da angústia e ao mau funcionamento a longo prazo, em comparação com aqueles que limitaram o consumo de notícias e mídia.

Pessoas mentalmente fortes limitam sua exposição às notícias, escolhem mídia/impressão confiável e responsável e limitam a exposição a imagens angustiantes mostradas nas notícias.

2. ELES ACEITAM SEUS SENTIMENTOS COMO NORMAIS

Indivíduos mentalmente fortes aceitam seus sentimentos como normais, porque esse é um momento para trauma pessoal e coletivo.

Um indivíduo resiliente entende que sentimentos como medo, ansiedade, desesperança, raiva e tristeza são normais porque as informações são esmagadoras demais para processar de uma só vez.

A American Psychological Association também aceita isso de uma perspectiva de diagnóstico.

Com base no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos da Saúde Mental (APA-2013), o diagnóstico de ” Transtorno de Ajuste com Humor Ansioso ou Deprimido” é aplicado a qualquer pessoa que esteja apresentando sintomas e que tenha ocorrido um grande evento na vida nos últimos 90 dias.

Naturalmente, isso se aplica a todos nós, porque estamos em meio a uma pandemia que mudou nossas vidas: se a perda de um emprego, crianças em idade escolar, a incapacidade de comparecer a um funeral ou ver um ente querido em uma casa de repouso ou de outra forma, essas reações estão dentro dos limites normais.

3. ELES ESCOLHEM CUIDADOSAMENTE OS LÍDERES QUE SEGUEM 

Pessoas mentalmente fortes seguem aqueles que demonstram habilidades de liderança saudáveis e saúde mental.

Os mentalmente fortes sugeriram que os provedores promovessem ações calmas e racionais e limitassem a observação da mídia e indivíduos que comprometem os esforços de saúde pública para combater o COVID-19.

É ao mesmo tempo confuso e psicologicamente prejudicial observar líderes que argumentam publicamente e distorcem os fatos e as pesquisas. 

Além disso, Garfin e colegas (2020) sugeriram a escolha de uma ou duas fontes confiáveis ​​(por exemplo, Centros de Controle de Doenças, Organização Mundial da Saúde) para se manter informado sobre atualizações críticas.

Os pesquisadores também afirmam que, como não há mudanças drásticas de hora em hora durante uma pandemia, é recomendável escolher uma fonte confiável de mídia de impressão uma vez por dia. 

4. ELES LIMITAM AS MÍDIAS SOCIAIS E A EXPOSIÇÃO

Pessoas mentalmente fortes entendem como as mídias sociais operam e limitam sua exposição.

Eles sabem que plataformas de mídia social como o Facebook são canais de notícias não oficiais.

Eles fornecem notícias sob medida para você (algumas delas falsas) com base em seus comportamentos e preferências adquiridos na última década.

Os algoritmos são usados ​​para fornecer as notícias que você provavelmente consumirá e que as notícias se voltaram para suas preferências.

Isso aumenta o  viés e a propensão a iniciar rumores que aumentam o sofrimento.

Por exemplo, em um estudo realizado com 3.890 estudantes universitários sob o bloqueio de um campus devido a um atirador ativo, os pesquisadores descobriram que atualizações substanciais regulares eram vitais durante uma crise.

Eles também enfatizaram a importância de monitorar o uso da mídia social durante uma crise para mitigar a exposição a rumores e subsequentes angústias

5.  ELES MOSTRARAM AUTO COMPAIXÃO POR FALTA DE PRODUTIVIDADE

Pode haver pressão pessoal ou social para “ser produtivo” com o aumento do tempo que você pode ter em casa.

A pergunta a ser feita é: “É razoável ser produtivo quando estamos em guerra?”

É importante entender que a falta de foco, concentração e sentimentos avassaladores são comuns durante esse período.

Abraham Maslow, Ph.D., usou sua estrutura seminal “Hierarquia de necessidades de Maslow” para descrever estágios pelos quais devemos passar para alcançar os altos níveis de auto-atualização e criatividade.

A ideia é que não somos capazes de alcançar os níveis mais altos da pirâmide sem uma base sólida. Durante uma pandemia, a maioria de nós está temporariamente alojada nos dois primeiros níveis da pirâmide; fisiológico e segurança.

As pessoas mentalmente fortes percebem que quando suas necessidades fisiológicas e de segurança se sentem ameaçadas – como durante uma pandemia – elas não pressionam a si mesmas para produzir ou alcançar. 

6. ELES SE CONCENTRAM NOS FATOS 

Indivíduos mentalmente fortes têm consciência de quando suas emoções estão “tirando o melhor delas”.

De acordo com Marsha Linehan, Ph.D., criadora da Terapia Comportamental Dialética (DBT), todos temos três estados mentais: uma mente emocional, uma mente racional e uma mente sábia.

Nossa mente emocional é onde as declarações emocionais governam; a mente racional, onde fatos e lógica prevalecem; e nossa mente sábia é uma mistura entre os dois.

Ser emocional é natural em tempos de crise, mas mudar conscientemente para uma mente racional, listando fatos e lógica, pode diminuir estados negativos desnecessários.

Por exemplo, se alguém está catastrofizando- ou seja, “eu vou pegar o COVID-19 e morrer” – uma abordagem racional da mente listaria as estatísticas e as evidências da baixa porcentagem de indivíduos que morrem do COVID-19.

Outras declarações racionais podem incluir “Eu tenho uma baixa probabilidade de contrair a doença porque estou seguindo ordens de ficar em casa, usando uma máscara” etc.

7. ELES MEDITAM

Os benefícios da meditação incluem redução da ansiedade, estresse reduzido, maior tempo de atenção, diminuição da depressão e melhora da saúde emocional e bem-estar.

Estudos descobriram que os meditadores de longo prazo são capazes de retornar à linha de base mais rapidamente (estado de calma) do que os não meditadores após a exposição a estímulos estressantes.

8.  ELES LIMITAM PESSOAS TÓXICAS

Pessoas mentalmente fortes compreendem pessoas e comportamentos tóxicos e limitam seu tempo com elas.

Comportamentos como fofocas, mentiras crônicas, ser exigente, ser egocêntrico nas necessidades deles versus as suas, são bastante negativos e afetam seu bem-estar.

Embora você possa tolerar alguma toxicidade com amigos, familiares e colegas em períodos não-pandêmicos, a eliminação de energia tóxica é vital quando você está no modo de sobrevivência durante o COVID-19.

Se for um membro da família tóxico, pense em limitar a exposição ou usar e-mail ou texto para se comunicar.

Como as pessoas mentalmente fortes escolhem os líderes a seguir, é igualmente importante optar por passar um tempo com os entes queridos que demonstram comportamentos saudáveis ​​e contribuem para o seu bem-estar, sem prejudicá-lo.

9.  ELES SE CONCENTRAM NO AUTOCUIDADO

Pessoas mentalmente fortes consistentemente usam o autocuidado e tentam ser flexíveis com novas rotinas. Como muitas academias estão fechadas, elas podem escolher outras opções de exercício, mantendo-se socialmente distanciadas, como corrida, caminhada ou ciclismo.

Eles priorizam coisas que os ajudarão na pandemia, como elevar sua vibração com o riso e se conectar com sua família e amigos, juntamente com descanso e boa higiene do sono.

10.  ELES CONHECEM AS NECESSIDADES DE SUA PERSONALIDADE: INTROVERTIDO VS EXTROVERTIDO

Pessoas mentalmente fortes conhecem a si mesmas e o que precisam para se sentirem apoiadas.

Aqueles que são introvertidos se concentram em estados internos de ser e pequenas reuniões versus fontes externas de estímulo (muita socialização). 

Os introvertidos costumam se sentir esgotados após muita socialização e precisam recarregar sua energia na solidão.

Por outro lado, extrovertidos ganham energia de outras pessoas e desfrutam de muitas atividades sociais.

Os introvertidos percebem que podem ter necessidade de se conectar virtualmente usando os hangouts Facetime, Zoom, Skype e Google, mas podem fazê-lo em pequenos grupos e com menos frequência do que os extrovertidos. Ambas as personalidades podem ter necessidades diferentes para promover o bem-estar.

Então, já descobriu qual é a sua personalidade? Comente!

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