Pitch de Vendas em 6 Passos Simples - Luiz Fernando Gama

Inovação, Investimentos e Startup

Pitch de Vendas em 6 Passos Simples

Professor Gama
Escrito por Professor Gama em junho 14, 2019
Pitch de Vendas em 6 Passos Simples
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Pitch de Vendas em 6 Passos Simples

Pitch de vendas
Pitch de vendas

Pitch de Vendas uma habilidade necessária 

Muito se fala hoje em dia das habilidades do futuro e quais profissões deixaram de existir em breve!

Mas se voce fosse apostar em uma habilidade que dificilmente tera substituto a altura, qual seria?

Isso mesmo, a habilidade de vendas.

Mas muitos pensam, não nasci para vender ou não me formei para isso…alguns ate pensam era o so o que me faltava agora ser um vendedor, aceita você ou não a venda e um processo de convencimento, e se você ja convenceu alguém de algo voce ja vendeu sim!

Abaixo em video e transcrito, eu te garanto como e fácil em 6 simples passos voce fazer uma venda em minutos.

Pitch de Vendas a Origem

Antes de mais nada, você sabe o que é um pitch de vendas?

Se a sua resposta foi não, permita que eu te explique.

Um pitch de vendas, ou em tradução literal – discurso de vendas – é uma forma de apresentar direta e resumidamente o seu negócio. Apesar de breve, o pitch deve ser conciso, objetivo e persuasivo para seduzir a sua plateia.

Seja durante um evento, uma reunião, ou mesmo durante uma conversa informal, um bom pitch pode ser um divisor de águas no momento de encontrar um investidor anjo, um cliente em potencial e, por que não, um futuro colaborador para a sua startup.

E se você encontrasse um investidor no elevador, o que você diria sobre o seu negócio?

Foi a partir desse questionamento que nasceu o termo Elevator Pitch.

A ideia consiste em vender o seu produto ou apresentar a sua startup para um investidor em poucos segundos.

Deixa eu te explicar melhor.

Sabe aqueles trinta ou sessenta segundos que você perde dentro do elevador todos os dias?

Pois então, o conceito de elevator pitch sugere que, ao invés de conversar sobre o clima, você realize vendas de sucesso gastando o mínimo de tempo possível.

Parece difícil, não é mesmo? Mas fique calmo.

Nós temos dicas valiosas para garantir que o seu elevator pitch seja um sucesso.

Antes, entenda como surgiu o termo elevator pitch.

Existem diferentes versões sobre a origem do termo.

A mais conhecida envolve o editor da revista Vanity Fair, Michael Caruso.

Nos anos 90, Caruso travava uma luta diária para discutir ideias de pauta com seu editor-chefe.

A dificuldade era sempre a mesma: falta de tempo para conversar.

Sempre criativo, Michael buscou variadas maneiras de resumir suas ideias enquanto dividia o elevador com o seu chefe.

Reza a lenda que todas as noites, sua então namorada, Ilene Rosenzweig, perguntava a ele como foram os seus elevator pitches (discursos de elevador).

Assim teria nascido o termo.

No entanto, Daniel Pink conta uma versão diferente em seu livro To Sell is Human.

Pink relata que a relação entre o elevator pitch e os elevadores, de fato, é um pouco diferente da história de Caruso.

Segundo o autor, o termo foi criado por Elisha Otis durante uma demonstração de elevadores, em 1853.

Otis teria que demonstrar para uma plateia que os seus elevadores eram realmente seguros.

O público se negava a crer que aquela tecnologia poderia realmente evitar a queda de um elevador.

O sistema evitaria o rompimento dos cabos de aço para oferecer mais segurança e viabilizaria a construção de prédios mais altos.

Seguro da eficiência de sua invenção, Elisha entrou em um elevador e pediu que alguns homens cortassem os cabos de aço com um machado.

Pink conta que, no momento em que os cabos se romperam, a plateia ficou estarrecida.

Muitos gritaram de pavor segundos antes do sistema de Otis ser acionado.

Como era de se esperar, o dispositivo foi um sucesso.

A apresentação também.

E esta é a segunda versão mais conhecida sobre a origem do termo elevator pitch.

Pitch de Vendas em 6 passos 

E ai chega a sua hora de vender, ter 2 a 3 minutos para falar da sua empresa, produto e serviço….e tudo se embola, você fala demais…não dá o recado e perde a oportunidade.
Bom rapidamente que tal você adotar 6 PONTOS CHAVES para um PITCH DE VENDAS?

1. Estabeleça uma Conexão

Estabeleça uma conexão isso e essencial. Seja breve, porém, marcante.

Conecto o ambiente, o tema de uma palestra, o local a sua empresa ou serviço.

Ofereça uma abordagem em que tudo que voce venha a falar esta conectado.

Se estiver em um ambiente onde inovação e novas tecnologias são a chave motriz conecte isso.

Se voce pretende vender serviço jurídico, conecte os problemas das pessoas, os fatos recentes, acontecimentos politicos ao seu serviço.

A conexão com base na realidade e fatos do cotidiano do futuro cliente, ou do ambiente que vocês estão, torna acessível e tangível seu discurso e serviço, empresa ou produto, pela sensação de familiaridade.

2. Rota Problema e Solução 

Seja sucinto, mas não seja superficial. Explique primeiro o problema que originou a ideia do seu produto.

Foque nas dores do cliente.

É muito importante explicar a resolução desse problema sob a perspectiva do cliente.

Se pôr no lugar do outro gera empatia e empatia é o primeiro passo de todo relacionamento bem sucedido.

3. Mercado de Atuação 

Nem sempre um elevator pitch acontecerá literalmente dentro de um elevador.

Mas um ponto que não pode faltar e voce demonstrar com clareza sobre seu mercado de atuação, o nicho que voce atua especificamente, a compreensão dele do impacto.

Um advogado que atua com direito de família e um generalista, um advogado que atua apenas para mulheres sem filhos ou com filhos maiores e faz divórcios extrajudiciais, e um advogado atuante em subnicho jurídico – ganha mais.

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4. Demonstração de Resultados

Contra Resultados não existem fatos, e o potencial cliente não te conhece não pode julgar voce, ou afirmar que voce de fato e competente, mas seus resultados esses sim falam sobre voce.

Demonstrar o resultado da sua atuação profissional e essencial.

Quantos milhões voce ja faturou, quantos mil clientes voce ja atendeu, quanto de redução de custos em empresas voce ja gerou, e assim voce demonstra os reais ganhos do seu serviço, produto, assessoria.

Aprenda nessa video aqui aula como fazer a PROVA SOCIAL e assim demonstrar Resultados na sua Atuação.

 

5. Produto ou Serviço

Agora nesse ponto, após voce falar dos problemas XXXX da solução perfeita YYYY, e que essa solução que voce esta tratando ja gerou tais resultados ate então, agora sim voce pode falar do produto ou serviço que leva a essa solução.

 

6. Crie uma Oportunidade

Agora nesse ponto voce segue para uma reunião, faz a transição para o negocio ou para o inicio da nova etapa de vendas. Viu so como e simples e impactante se voce aplicar esses 6 pontos. Agora esta na hora de praticar, assista o video quantas vezes quiser.

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Advogado e Empresário. Diretor de Marketing da Agencia Professor Gama

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