Portais do governo sofrem ataque hacker | Gama de Medeiros

Notícias

Portais do governo sofrem ataque hacker

Professor Gama
Escrito por Professor Gama em junho 12, 2017
Portais do governo sofrem ataque hacker
Junte-se a mais de 127.133 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

A motivação do ataque hacker é o atual governo e os recentes escândalos envolvendo o presidente Michel Temer.

Ataque hacker
Ataque hacker ao portal do Governo teve como alvo o presidente Temer.

Portais das administrações regionais e do Governo do Distrito Federal foram alvo de um ataque hacker nesse domingo (11). O responsável pelo ataque foi o hacker chamado “Xin0X”. O portal do governo mostrava uma mensagem contra o presidente Michel Temer e o atual governo.

Segundo informações do Correio Braziliense, após a invasão e adulteração das páginas, a Subsecretaria de Tecnologia e Informação (Sutic) derrubou os sites, que só retornarão depois de corrigidos.

No extenso manifesto, o hacker demonstrou a sua total insatisfação com o governo, como mostra o trecho a seguir.

“O cenário político atual brasileiro é fruto de uma cadeia de eventos históricos que não foram corrigidos ao longo do tempo (…) Não é a toa que nós vivemos uma dura realidade, cheia de injustiça, autoritarismo, manipulação, alienação, pressão e separação. O governo, seja de esquerda ou de direita, não dá a mínima para a p*rra do povo brasileiro. Nunca deram nem nunca vão dar. Nada não passa de maneiras indiretas de ganhar aprovação de alguma parte (ou minoria) específica da população, visando sempre quem vai ficar no topo, no caso, uma elite… E com certeza não somos nós” (…)

“Aos governantes, eu só quero desejar que vocês paguem por tudo que fizeram com nosso povo durante décadas (…) Nós sustentamos vocês e suas vidas de vermes elitistas”.

Nota da Casa Civil

A Casa Civil, que administra as páginas invadidas, se posicionou através de nota. Confira a seguir:

“O governo de Brasília informa que as equipes de Tecnologia da Informação da Secretaria da Casa Civil, Relações Institucionais e Sociais e da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão atuaram com agilidade assim que parte dos sites do governo foram hackeados. O problema foi identificado e novas configurações de segurança estão sendo implementadas para  evitar novos ataques.

Vale esclarecer que o episódio de hoje é chamado de pichação de sites e que não houve acesso a nenhum dado público. As páginas das Administrações Regionais, da Orla Livre e o portal Brasília estão fora do ar. Elas serão normalizadas o mais brevemente possível.

O ataque de hoje em nada se relaciona ao novo Datacenter do governo, cuja ampliação aumentou a capacidade física de armazenamento de dados, além de ampliar a segurança ao acesso físico de servidores. A invasão de hoje está relacionada a parte lógica (uso de softwares) e não de hardwares, como é o caso do Datacenter.”

O site oficial do Distrito Federal está fora do ar há mais de 12 horas e ainda não há previsão de retorno.

Acompanhe mais notícias em primeira mão no seu celular. Baixe já o nosso aplicativo!

Deixe o seu comentário!

comentários

Advogado e Empresário. Diretor de Marketing da Agencia Professor Gama

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *