O Sistema eSocial será obrigatório a partir de 2018, e objetiva que empregadores comuniquem o governo de forma unificada sobre as informações dos trabalhadores.

Com a promessa de ganho de produtividade e redução de processos, depois de vários adiamentos, o governo federal homologou em junho o eSocial para empresas com faturamento superior a R$ 78 milhões no ano de 2016.
A partir de janeiro de 2018, ele será obrigatório para essas empresas, e em julho de 2018, o sistema chegará a todas as empresas do país. Incluindo microempresas, empresas de pequeno porte e também os Microempreendedores Individuais (MEIs).
E como o eSocial será estendido a todas as empresas no próximo ano, você precisa estar preparado para não ser pego de surpresa.
Mas o que é o eSocial?
Na busca por reduzir a burocracia das obrigações fiscais das empresas brasileiras, o Governo Federal criou o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas, simplificando, eSocial. Ele envolve a Receita Federal, o Ministério do Trabalho, o INSS e a Caixa Econômica Federal numa ferramenta que unifica as informações referentes à escrituração das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas. O objetivo é padronizar a transmissão, validação, armazenamento e distribuição dessas informações em todo o território nacional.
Com a ferramenta, o profissional de RH poderá enviar todos os dados relevantes ao CAGED, GFIP, RAIS e outras em um único envio.
Em vigor desde 2014, por meio do Decreto Nº 8.373/2014, instituído pela Presidência da República, o eSocial substituirá a obrigação das entregas das informações em outros formulários e declarações.
Benefícios do eSocial
Conforme o Ministério do Trabalho, a unificação do sistema vai garantir os direitos previdenciários e trabalhistas dos funcionários, bem como o cumprimento das obrigações. O sistema vai eliminar a redundância de informações prestadas tanto pelas Pessoas Físicas como Pessoas Jurídicas.
Adequações
Como o eSocial obrigatório em 2018, é preciso estar preparado e atualizado.Trouxemos algumas das adequações que devem ser realizadas:
- Cadastro de funcionários com novas informações como Histórico Cadastral e Contratual, Nome Social, Dados do Estrangeiro, e outras;
- Cadastro de Cargos, Horários, Funções e alterações;
- Aviso prévio trabalhado com possibilidade de cancelamento deverá ser enviado;
- Registro de Contribuição Patronal para sindicato;
- Alterações no registro de licenças e afastamento terão que ter um histórico com as retificações, atestado médico, término e assim por diante
Obrigações que poderão ser informadas no eSocial
A lista das obrigações que deverão ser repassadas ao eSocial é grande. Reunimos as principais e trouxemos elas para você:
- Admissão e desligamento do Trabalhador
- Afastamento Temporário
- Alteração da Jornada de Trabalho
- Alteração de Salário do Trabalhador
- Apuração de Débitos e Créditos Tributários Federais
- Aviso Prévio
- Atestado de Saúde Ocupacional
- Cadastro de Benefícios Previdenciários
- Condições Ambientais do Trabalho
- Comunicação de Acidente de Trabalho
- Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (DIRF)
- Geração do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF)
- Folha de Pagamento
- Monitoramento da Saúde do Trabalhador
- Recolhimento da Contribuição Patronal Previdenciária
- Recolhimento da Contribuição Previdenciária do Trabalhador
- Recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS)
- Recolhimento do Imposto de Renda Pessoa Física
- Recolhimento de Indenização Compensatória (multa do FGTS)
- Reintegração
- Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)
- Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho
Etapas de preparação
Desde o dia 26/06, foram liberados para profissionais das empresas o acesso ao ambiente de testes do eSocial. A iniciativa faz parte de uma etapa de preparação, para o governo e o setor produtivo. O período de testes vai permitir adaptar as empresas ao sistema, e também verificar falhas e aperfeiçoar a plataforma por parte do governo federal. As etapas de testes serão duas: primeiro as empresas de tecnologia de informação já iniciado e depois às demais.
O eSocial além de proporcionar um ganho importante ao poder público, facilitando o processo de fiscalização das obrigações fiscais, trabalhistas e previdenciárias, por meio do cruzamento e da verificação de dados por parte do governo federal, depois de incorporado à rotina das empresas ele representará a substituição de 15 prestações de informações por apenas uma.
Manual e canal de comunicação para desenvolvedores
Já está disponível no portal do eSocial o Manual para Desenvolvedores, com as diretrizes de uso do ambiente restrito. Além disso, foi disponibilizado um canal de comunicação com equipe de suporte e onde o registro de ocorrências poderá ser levado pelas áreas técnicas das empresas que já estiverem utilizando o ambiente de testes.
Então empresário? Preparado? Compartilhe!
Baixe agora o nosso aplicativo para ter acesso a todas as nossas notícias na tela do seu celular.
Deixe o seu comentário!
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.