Juntamente com a grave crise humanitária e de saúde causada pela pandemia de coronavírus, os executivos de todo o mundo enfrentam enormes desafios de negócios: o colapso da demanda dos clientes, modificações regulatórias significativas, interrupções na cadeia de suprimentos, desemprego, recessão econômica e aumento da incerteza.
E, como os lados da saúde e humanitários da crise, o lado dos negócios precisa encontrar maneiras de se recuperar.
Respostas aqui e agora não funcionarão; as organizações devem estabelecer as bases para suas recuperações agora.
Neste artigo traremos propostas de um plano para ajudar você a pensar a sua estratégia para que você analise de acordo com sua empresa.
A ESTRATÉGIA DOS 5 P’s PARA SE RECUPERAR DA CRISE
O teórico da administração Henry Mintzberg definiu estrategicamente 5 Ps, que foram adaptamos na sua estrutura para propor o seguinte:
- Posição;
- Plano;
- Perspectiva;
- Projetos;
- Preparação.
As perguntas a seguir podem orientá-lo enquanto você trabalha para se recuperar da crise.
1. QUE POSIÇÃO VOCÊ PODE ALCANÇAR DURANTE E PÓS PANDEMIA?
Para tomar decisões estratégicas inteligentes, você deve entender a posição da sua organização em seu ambiente.
Quem é você no seu mercado, qual o papel que desempenha no seu ecossistema e quem são seus principais concorrentes? Você também deve entender para onde está indo.
Você pode encerrar suas operações e reabrir inalterado após a pandemia?
Você pode recuperar o terreno perdido?
Você vai à falência ou pode emergir como um líder de mercado alimentado por desenvolvimentos durante o bloqueio?
Ouvimos falar de muitas empresas que estão questionando sua viabilidade pós-pandemia, incluindo aquelas nas áreas de viagens, hotelaria e eventos.
Também ouvimos falar de empresas acelerando seu crescimento porque suas propostas de valor estão em alta demanda;
pense em equipamentos de escritório em casa, ferramentas de comunicação e colaboração com acesso à Internet e serviços de entrega em domicílio.
Devido a esses fatores, as empresas diferem em sua resiliência.
Você deve tomar medidas agora para mapear sua posição provável quando a pandemia diminuir.
- QUAL É O SEU PLANO PARA SE RECUPERAR?
Um plano é um curso de ação que indica o caminho para a posição que você espera alcançar.
Deve explicar o que você precisa fazer hoje para alcançar seus objetivos amanhã .
No contexto atual, a questão é o que você deve fazer para superar a crise e voltar aos negócios quando ela terminar.
A falta de um plano só agrava a desorientação em uma situação já confusa.
Ao elaborar as etapas que você pretende seguir, pense de maneira ampla e profunda e faça uma visão de longo prazo.
3. COMO SUA CULTURA E IDENTIDADE MUDARÃO?
Perspectiva significa a maneira como uma organização vê o mundo e a si mesma.
Com toda a probabilidade, sua cultura e identidade mudarão como resultado da pandemia.
Uma crise pode unir as pessoas e facilitar um espírito coletivo de resistência – mas também pode separar as pessoas, com indivíduos desconfiando um do outro e cuidando predominantemente de si mesmos.
É crucial considerar como sua perspectiva pode evoluir.
Como sua organização estava culturalmente preparada para lidar com a crise?
A situação atual unirá seus funcionários ou os separará?
Eles verão a organização de maneira diferente quando isso acabar?
Suas respostas informarão o que você pode alcançar quando a pandemia terminar.
4. QUAIS NOVOS PROJETOS VOCÊ PRECISA PARA INICIAR, EXECUTAR E COORDENAR?
Suas respostas às perguntas acima devem indicar um conjunto de projetos para resolver seus problemas relacionados ao coronavírus.
O desafio é priorizar e coordenar iniciativas que irão proteger a organização no futuro.
Cuidado ao iniciar vários projetos que dependem dos mesmos recursos críticos, que podem ser indivíduos específicos, como gerentes de topo ou departamentos específicos, como TI.
Com muitas novas iniciativas, você pode acabar com uma guerra por recursos que atrasa ou inviabiliza sua resposta estratégica.
5. COMO VOCÊ ESTÁ PREPARADO PARA EXECUTAR SEUS PLANOS E PROJETOS?
Por fim, você precisa avaliar a preparação da sua organização.
Você está pronto e pode realizar os projetos descritos, principalmente se grande parte da sua organização mudou para o trabalho remoto?
Vemos grandes diferenças de preparação nos níveis individual, de equipe, organização e nacional.
Os recursos disponíveis, juntamente com a rapidez e a qualidade dos processos de tomada de decisão, variam muito, e as diferenças determinarão quem alcançará e quem ficará aquém do sucesso.
Como mostramos acima, criamos formas em torno das cinco questões estratégicas.
Isso pode ajudá-lo a planejar seus movimentos atuais e futuros.
Esteja ciente de que os consumidores se lembrarão de como você reagiu durante a crise.
Aumentar os preços durante uma escassez, por exemplo, pode ter um efeito significativo no relacionamento com os clientes no futuro.
O coronavírus teve impactos sem precedentes no mundo – e o pior ainda está por vir.
As empresas devem agir hoje se quiserem se recuperar no futuro.
Fazer isso ajudará o mundo como um todo a se recuperar – e, esperamos, que se torne mais resiliente no processo.
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