Saiba o que muda se o Congresso permitir o porte de arma para moradores da área rural.

Está tramitando no Senado um projeto de lei que busca facilitar o porte de arma para moradores da zona rural. O projeto é de autoria do senador Wilder Morais (PP-GO) e modifica o Estatuto do Desarmamento.
O texto está aguardando votação na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Se aprovado, o projeto pode ir direto para a Câmara dos Deputados, sem passar pelo plenário do Senado.
Segundo a Exame, a norma atual diz que os moradores da área rural devem ter pelo menos 25 anos para adquirir uma arma. Também é preciso demonstrar certidões negativas de antecedentes criminais e comprovar que depende da arma de fogo para caçar, desde que comprovado que isso é imprescindível para a subsistência.
Para obter a arma, o interessado deve abrir um requerimento em uma delegacia da Polícia Federal. A lei permite a posse de uma arma de tiro simples, com um ou 2 dois canos, de alma lisa e de calibre igual ou inferior a 16.
O que muda com o projeto de lei?
Se o projeto de lei for aprovado, qualquer pessoa que tenha mais de 21 anos, more em área rural e tenha capacidade técnica e psicológica comprovada, poderá adquirir uma arma de fogo.
O requerente também deve apresentar documento de identificação pessoal, comprovar que mora em área rural e ter bons antecedentes.
Para o autor da proposta, os residentes de áreas rurais estão afastados dos centros urbanos. Consequentemente, estão distantes de rotas de policiamento. “Isso faz com que inúmeras famílias fiquem à mercê de eventuais criminosos ou até mesmo de animais silvestres”, diz o texto do projeto.
Sérgio Adorno, coordenador do Núcleo de Estudos da Violência da USP, argumenta que a flexibilização pode ser arriscada. “Deixar uma arma cair nas mãos de pessoas não habilitadas pode acabar em morte. Há uma correlação clara entre o aumento das taxas de homicídio e a maior acessibilidade com armas de fogo”, disse ele.
Segundo Adorno, a solução para garantir a segurança do moradores da zona rural, seria investir na polícia especializada.
O que você acha sobre o assunto? Deixe sua opinião pra gente nos comentários!
Deixe o seu comentário!
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.