O “Sapiens” foi criado por estudantes de pós-graduação da Furg com o objetivo de diminuir o consumo de energia elétrica. Iniciativa representa o RS em disputa internacional da Microsoft.

Um projeto que ajuda a diminuir o consumo de energia elétrica por meio de avisos via aplicativo de celular, é um dos finalistas da competição “Imagine Cup“, da Microsoft.
O “Sapiens” foi desenvolvido por alunos de pós-graduação da Universidade Federal de Rio Grande (Furg) e representá o estado entre 15 startups brasileiras. Se o grupo vencer, deve receber 100 mil dólares para investir no projeto.
Nesta etapa do concurso, os alunos devem contar com a ajuda dos internautas e das redes sociais. A imagem símbolo do projeto deve ser compartilhada com as hashtags #VamosdeSapiEns #ImagineCupBR #SapiEns #apoieessaidéia #furg e #c3. Dessa forma, os jurados avaliarão o apoio do público geral ao projeto na competição. Na página do Projeto Sapiens no facebook, há mais detalhes.
Como funciona o Sapiens
Segundo informações do portal G1, a ideia central do projeto é ajudar as pessoas na redução do uso de energia elétrica. Para isso, o grupo de alunos criou o sistema chamado de “plug”. Ele deve estar ligado a um aparelho para identificar o gasto.
“Tem um computador completo, do tamanho de um cartão de crédito, onde nós temos saída HDMI, entradas USB, enfim. Nesse caso, ele fica alocado dentro de uma caixinha, ela também é produzida por nós. Ela é feita em uma impressora 3D, customizada, para que possa realmente atender as necessidades do projeto”, explica o analista de sistemas Marcos Amaral.
Dentro da caixinha tem uma câmera e um sensor de movimento. De segundo em segundo, é feita a busca por movimento de pessoas no local onde está instalado o sistema. Caso não sejam detectados movimentos, uma mensagem é enviada via internet para o cliente, alertando que algum aparelho ficou ligado, e há gasto desnecessário de energia.
Tenha acesso às nossas notícias em primeira mão, baixando o nosso aplicativo!
Deixe o seu comentário!
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.