Psicologia positiva lança novo olhar sobre a felicidade

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Psicologia positiva lança novo olhar sobre a felicidade

Andrea W
Escrito por Andrea W em julho 9, 2020
Psicologia positiva lança novo olhar sobre a felicidade
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A ênfase na psicologia positiva, desde a sua criação, concentrou-se na felicidade como a característica principal do bem-estar.

Os estudos de pesquisa mais utilizados sobre bem-estar geralmente pedem aos participantes que classifiquem sua felicidade atual, momentânea, em uma escala de 1 a 10. 

Usando esses resultados, países inteiros baseiam suas decisões políticas em quão felizes seus cidadãos dizem que estão.

Pergunte a si mesmo como classificaria sua felicidade, neste exato momento, nessa escala de 1 a 10.

Ao fazer isso, qual é a base da sua resposta? Vamos descobrir isso agora.

MEDINDO A SUA FELICIDADE

Aconteceu alguma coisa boa com você? Você estava digitalizando seus feeds de mídia social e um amigo acabou de postar um vídeo engraçado?

Por outro lado, você acabou de aprender algumas notícias pessoais perturbadoras?

Um amigo ficou doente com o coronavírus ? 

Ou você estava escaneando as mídias sociais e descobriu que uma celebridade favorita faleceu?

Portanto, você pode fornecer duas classificações de felicidade muito diferentes, dependendo da cadeia de eventos a que você foi exposto recentemente.

Essa ideia de classificar o quão feliz você é como o principal fator a ser examinado na psicologia positiva, como você pode ver, tem alguma confusão inerente.

PSICOLOGIA POSITIVA E SAÚDE MENTAL

De acordo com um novo artigo por Michael J. Hogan (2020), da NUI Galway, esse tipo de psicologia positiva é a versão 1.0 ou PP1.0. 

Defendido por Martin Seligman, da Universidade da Pensilvânia , por exemplo, o PP1.0 “apontou para soluções simples de felicidade” como “um forte contraste com visões de mundo distópicas”.

Em outras palavras, a psicologia positiva em sua abordagem inicial foi um antídoto para o que você poderia chamar de “psicologia negativa” ou uma ênfase na psicopatologia, em vez de na saúde psicológica.

Agora, voltando ao seu próprio índice de felicidade, a suposição de PP1.0 é que você está marcando sua pontuação com base no quão bom está se sentindo no momento.

No entanto, a nova versão da psicologia positiva, ou PP2.0, enfatiza que uma medida mais útil de bem-estar leva em consideração mais do que apenas a sua felicidade passageira. 

Como Hogan observa, o PP2.0 se baseia nos quatro pilares da virtude, significado, resiliência e bem-estar, e não no critério único de felicidade.

Você pode não estar “feliz” agora, mas ainda pode sentir que sua vida tem sentido e que possui a força interior para lidar com os desafios que surgem no seu caminho.

TIPOS DE BEM-ESTAR

Para lidar com essa desconexão entre felicidade e níveis mais profundos de satisfação, Hogan propõe um modelo que caracteriza as pessoas como pertencentes a um dos quatro tipos de bem-estar. 

  • Um grupo tenta otimizar suas emoções positivas enquanto nega a realidade de algumas de suas experiências negativas;
  • Um segundo se sente infeliz porque vê a complexidade do mundo ao seu redor, mas falha em sustentar seu próprio efeito positivo; 
  • O terceiro grupo, com maior risco de problemas de saúde psicológica, inclui pessoas que têm uma visão negativa de si mesmas e do mundo;
  • Finalmente, aqueles do quarto grupo mantêm altos níveis de afeto positivo e, ao mesmo tempo, se empolgam com os problemas do mundo ao seu redor.

O psicólogo irlandês, portanto, defende a inclusão de uma dimensão coletiva ou colaborativa na medição do bem-estar. Ser feliz significa mais do que se sentir bem, em outras palavras. 

MAIOR COLABORAÇÃO 

Além disso, uma versão colaborativa da psicologia positiva enfatiza como sistemas maiores afetam seu próprio bem-estar pessoal.

Considere como isso ocorreria em sua própria vida.

Talvez você seja um estudante universitário, lutando com o que fazer com seu futuro incerto na era do COVID-19. 

Sua instituição está oferecendo assistência educacional, ajuda com aprendizado remoto e serviços de aconselhamento?

Nesse caso, isso pode ajudar a garantir que você precisa para reforçar seus recursos individuais de enfrentamento.

Este exemplo mostra, nas palavras de Hogan, que “a dinâmica coletiva é crítica para moldar os caminhos do desenvolvimento humano”.

Como ele observa, os tempos estão ruins agora, com predominantes de “degradação ambiental, pandemias, polarização e conflito político, guerra, crime, pobreza, doenças crônicas, doenças mentais, desengajamento social e desigualdade”. 

Embora essas crises “provoquem horror, angústia, raiva , tristeza, culpa e vergonha “, é possível, por meio da colaboração, responder com “maior solidariedade, inteligência coletiva e sabedoria coletiva “.

MUDANÇA DE VALOR INDIVIDUAL E COLETIVO

Tudo isso pode parecer muito bom, você pensa, mas como o PP2.0 pode ajudar as pessoas a virar a esquina com todos esses problemas sérios?

Os níveis de bem-estar coletivo e individual podem ser restaurados? 

Hogan sustenta que uma abordagem envolve uma mudança de valores do domínio individual para a solidariedade coletiva.

Por exemplo, considere o clássico problema de equilíbrio entre vida profissional e pessoal, no qual as pessoas lutam para atender às demandas de seu trabalho com as de sua família. 

Em uma abordagem orientada ao domínio, você tenta ser o melhor possível em cada domínio, o que, como você provavelmente pode atestar, pode criar um enorme estresse pessoal.

CULTURA ORGANIZACIONAL PARA ACOMODAÇÕES

Você pode estar nessa situação agora ao tentar equilibrar seu trabalho (trabalhando em casa ou pessoalmente) com o fato de escolas e creches estarem fechadas.

Se você tentar resolver esse problema sozinho, logo se sentirá esgotado (se ainda não estiver). 

Uma solução coletiva, por outro lado, “pode envolver o reforço de uma cultura organizacional que permita mais ‘acomodações’ e uma busca de objetivos mais flexível em relação às demandas de trabalho, casa e vida”. 

Em outras palavras, a disposição de seu empregador em se adaptar às realidades de sua situação em nível organizacional pode ajudá-lo a alcançar seus objetivos. 

Isso em cada um dos domínios de sua vida e ao mesmo tempo se sentir menos estressado.

Como resultado, você será um trabalhador melhor, mas também experimentará menos tensão diária.

Este é apenas um exemplo que Hogan cita de como o trabalho no nível de sistemas pode promover o que ele chama de “bem-estar sustentável”.

Além disso, para ser eficaz, as mudanças nesse nível mais amplo devem incorporar os pontos de vista das pessoas afetadas por quaisquer políticas adotadas. 

Você provavelmente prefere que seu empregador pergunte o que você gostaria de ver em termos de acomodações mais flexíveis do que receber a alteração da política como um pronunciamento.

As pessoas afetadas por essas decisões devem ser consultadas no que o autor chama de métodos de pensamento de sistemas de “inteligência coletiva” (IC).

EQUILÍBRIO ENTRE O PROFISSIONAL E O PESSOAL

Voltando à questão do equilíbrio entre vida profissional e pessoal, talvez seu empregador crie uma força-tarefa para descobrir como acomodar horários de trabalho por mais tempo flexível. 

Para ajustar-se ao modelo de psicologia positiva colaborativa, este grupo idealmente estabeleceria metas, testaria soluções obtendo feedback dos trabalhadores.

E se ajustaria de acordo até que um roteiro pudesse ser desenvolvido para alcançar essas metas. 

Alguém precisa facilitar esse processo e ajustar-se ao modelo colaborativo; os membros do grupo devem ser incentivados a dialogar.

Em outras palavras, o líder não pode apenas monopolizar a conversa, como talvez tenha acontecido com você em algumas das reuniões de equipe menos produtivas que você participou.

Essa nova visão da psicologia positiva, com ênfase na promoção de mudanças no nível do sistema, exige “uma sociedade inovadora capaz de lidar com problemas compartilhados e que tenha uma população educada que possa colaborar, deliberar e aprender juntos”. 

Você não precisa ser um especialista para se engajar nesse processo, mas existe o requisito de que os processos de grupo trabalhem juntos de maneira sistemática, em vez de tentar acidentalmente forçar algum tipo de consenso.

Mais uma vez, pensando em suas próprias experiências, quando um grupo do qual você fazia parte de sessões separadas se sentiu convencido de que as sessões tinham estrutura?

Você viu um plano de ação emergindo? Nesse caso, esse é o modelo preconizado pela nova abordagem colaborativa da psicologia positiva.

Em resumo, você pode ver claramente que a psicologia positiva passou de sua mentalidade original de “não se preocupe, seja feliz”.

Essa maior apreciação da profundidade necessária para entender o bem-estar e os passos necessários para promovê-lo em amplos níveis sociais podem muito bem ser, nas palavras dos autores, “essenciais para a futura sobrevivência, adaptação e prosperidade dos seres humanos. “

 

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