A reabertura de academias pode colocar nossa saúde em risco?

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A reabertura de academias melhora nosso bem-estar ou coloca nossa saúde em risco?

Andrea W
Escrito por Andrea W em agosto 12, 2020
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É melhor para a nossa saúde voltar à academia ou ficar longe?

Como a saúde física e mental caminham juntas, cuidar de ambas é de extrema importância – especialmente durante uma pandemia global.

Durante meses, as pessoas foram privadas de uma válvula de escape crucial para aliviar o estresse e melhorar o bem-estar: a academia local.

Agora que os bloqueios estão diminuindo e, em alguns lugares, a doença recuando, muitos estão ansiosos para voltar às suas rotinas intensas de cardio e levantamento de peso.

Mas com os casos de COVID-19 surgindo em todo o país, devemos nos perguntar: É realmente seguro reabrir academias?

ACADEMIAS: UM LUGAR PARA FICAR EM FORMA OU PARA FICAR DOENTE?

As academias geralmente abrigam todos os tipos de bactérias.

Um estudo mostra que pesos livres podem conter 362 vezes mais bactérias do que um assento de vaso sanitário.

Essa bactéria pode não apenas deixar as pessoas doentes, mas também pode causar infecções na pele, nos ouvidos ou nos olhos.

Com o COVID-19 potencialmente circulando em academias, as pessoas correm ainda mais risco.

De acordo com um grupo de pesquisadores coreanos, o fluxo de ar úmido contendo o suor, o hálito das pessoas e, portanto, as bactérias circulando nas academias criará um ambiente onde gotículas respiratórias diminutas se espalham facilmente.

Esses aerossóis, que permanecem no ar por até três horas, podem espalhar COVID-19, o que significa que a transmissão do vírus é mais provável de ocorrer nessas instalações de treinamento confinadas do que em muitos outros ambientes internos.

As academias estão tomando várias precauções para reduzir esse risco elevado de transmissão.

Isso inclui a desinfecção periódica do equipamento, uso obrigatório ou recomendado de máscara e lavagem das mãos, verificações de temperatura para os trabalhadores e limites para o número de pessoas nas instalações a qualquer momento.

Embora sejam bem-intencionados, esses protocolos não constituem, de forma alguma, uma proteção infalível contra o vírus.

Conforme os frequentadores da academia se revezam na corrida em esteiras ou em diferentes aparelhos de musculação, eles tendem a interagir com as mesmas bactérias e germes que outras pessoas espalharam pelo toque, tornando a desinfecção periódica do equipamento um protocolo inadequado.

Vestiários cheios de vapor e lotados de pessoas suadas representam outro problema e, na verdade, podem se tornar mais perigosos do que os próprios centros de treinamento, devido ao espaço confinado e ao fluxo de ar limitado.

Como resultado, o distanciamento social torna-se impossível e ineficaz, enquanto o risco de transmissão se torna maior.

TRAZENDO O EXERCÍCIO DA ACADEMIA PARA CASA 

Não foi fácil manter um regime de condicionamento físico durante o bloqueio e, mesmo com a redução dos bloqueios, não é fácil agora.

Dito isso, há muitas maneiras de as pessoas cuidarem de si mesmas física e mentalmente sem ir a uma academia, e enquanto o COVID-19 continuar sendo uma ameaça, vale a pena considerar essas alternativas.

EXERCÍCIOS LEVES SÃO RELATIVAMENTE FÁCEIS DE FAZER

Se o tempo estiver bom, dar um passeio no bairro é uma ótima maneira de começar a passear, além de tomar um pouco de ar fresco.

Outras opções são comprar um tapete para fazer ioga no quintal ou fazer exercícios abdominais na sala de estar.

Também existem opções para atividades físicas mais intensas.

Para exercícios aeróbicos, corra em uma trilha um tanto vazia ou, se houver uma colina próxima, fazer exercícios  inclinados é uma ótima maneira de suar rapidamente. 

Para exercícios de peso corporal, tente combinar agachamentos, pranchas, abdominais, estocadas e assentamentos na parede em vez de máquinas e pesos livres.

Ao combinar exercícios cardiovasculares com exercícios de peso corporal, você cria um treino sério de alta intensidade que requer o mínimo de equipamento, eliminando a necessidade de ir à academia porque o vírus continua a representar uma ameaça.

ALTERNATIVAS PARA OS PESOS

Se os pesos são obrigatórios para a sua rotina de exercícios, mas você não tem em casa e não pode comprá-los online, encontre uma alternativa criativa.

Por exemplo, você pode usar itens domésticos como pesos: jarros cheios de leite ou galão de água, sacos de areia ou terra, grandes garrafas de sabão em pó, uma mochila cheia de livros ou mesmo latas de tinta.  

TREINOS ONLINE

Se os frequentadores da academia precisam de motivação para se exercitar, eles podem definir um tempo de treino virtual com seus amigos e treinar no FaceTime ou em outras plataformas semelhantes juntos.

Isso não apenas os motivará a se exercitar durante esse período, mas também lhes proporcionará o ambiente familiar de ginástica de pessoas que trabalham com o mesmo objetivo de manter a forma.

Outra opção para motivar as pessoas a se exercitar é assistir a vídeos no YouTube de gurus do fitness explicando e fazendo circuitos de exercícios.

Além disso, eles podem se inscrever em um dos muitos programas ou aplicativos de condicionamento físico gratuitos online atualmente disponíveis.

Alguns desses programas criam planos de exercícios personalizados e também podem fornecer receitas de refeições a serem seguidas para se manter saudável.

Com essas opções eficazes, é mais fácil não apenas permanecer motivado e ativo, mas também ficar seguro no conforto de sua casa.

Devemos realmente considerar se reabrir academias agora é do nosso interesse, especialmente com fácil acesso a alternativas eficazes para trabalhar em casa.

Embora as academias sejam um ótimo lugar para desabafar e ficar em forma, é realmente a melhor ideia ir na esperança de melhorar nosso bem-estar mental, colocando nossa saúde em risco?

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