Receita Federal alerta para um novo golpe - Luiz Fernando Gama

Direito Digital e Proteção Digital

Receita Federal alerta para um novo golpe

Professor Gama
Escrito por Professor Gama em maio 25, 2018
Receita Federal alerta para um novo golpe
Junte-se a mais de 127.133 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Receita Federal Alerta sobre Novo Golpe. O golpe consiste na notificação de cobrança de IOF, supostamente emitida pela Receita.  Saiba mais.

Receita Federal
Foto: Divulgação

Receita Federal e mais um golpe tem feito vítimas através de uma suposta notificação da Receita Federal. Essa notificação é enviada via correio a quem contraiu ou está negociando um empréstimo ou financiamento junto a uma instituição financeira.

Infelizmente o Nível de Falsificação Induz contribuintes de boa-fé, a de fato acreditarem que se trata de cobrança do órgão oficial e estarem dispostos a caírem nos pagamentos indevidos.

A pessoa recebe uma cobrança de Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguros, ou relativas a Títulos ou Valores Mobiliários (IOF) para desbloqueio de valores de empréstimo junto à financeira.

Segundo o site de notícias R7, a correspondência é atribuída ao auditor-fiscal da instituição e tem dados bancários para depósitos, além de assinatura falsa.

Receita Federal desmente a ação

De acordo com matéria da Agência Brasil, a Receita Federal alerta que não fornece dados bancários aos cidadãos para recolhimento de impostos. O IOF é recolhido exclusivamente pelo Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf).  

Então, fique atento se receber essa correspondência, pois provavelmente deve conter erros de português, informações confusas ou incorretas e informações desencontradas, características normalmente encontradas em golpes deste tipo.

Os contribuintes que forem vítimas desse golpe podem comparecer a uma unidade de atendimento da Receita, pessoalmente, ou enviar denúncia à Ouvidoria-Geral do Ministério da Fazenda, pela internet, neste link. Ainda e possível igualmente fazer um ato notarial, para ter uma prova documental cabal de sua boa-fé, caso seja necessário provar ou requerer algo a partir desse fato.

Quem aplica o golpe poderá responder pelos crimes de estelionato, falsidade ideológica e falsa identidade. Também poderá responder pelos danos causados à imagem da Instituição e do próprio servidor indevidamente envolvido, segundo o órgão.

 

Inscreva-se em nosso Canal no Youtube

 

Deixe o seu comentário!

comentários

Advogado e Empresário. Diretor de Marketing da Agencia Professor Gama

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *