Você consegue e pode reconhecer o medo?

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Você consegue e pode reconhecer o medo?

Andrea W
Escrito por Andrea W em julho 27, 2020
Você consegue e pode reconhecer o medo?
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Se você é como a grande maioria, sempre que decide tentar algo novo ou considera um salto de fé, seu crítico interno descobre centenas de razões pelas quais as coisas podem não dar certo.

Isso é conhecido como MEDO, e é importante entender como o medo funciona para superá-lo.

Na melhor das hipóteses, somos capazes de nos separar dessa crítica interna severa.

Com muito mais frequência, porém, compramos essas histórias e as aceitamos como lei.

Vamos aprender como reconhecer nosso medo e aprender a viver com superação.

IDENTIFICANDO SEU MEDO 

Quando estamos firmemente situados em um espaço de calma fundamentada, percebemos que o diálogo interno crítico que nos informa que não somos suficiente, que não temos o suficiente e que não somos dignos de amor nada mais é do que medo. 

O medo é o bobo da corte das emoções, pois tem muitos disfarces. Sabe-se que se disfarça de autopreservação, proteção, expectativa e desejo de se encaixar.

Mas se você mexer abaixo da superfície, descobrirá o mesmo velho malandro.  

O medo tem um lugar legítimo no léxico das emoções.

O medo nos adverte a fugir do tumulto que se aproxima de elefantes selvagens e a deixar o bar lotado de motociclistas que beberam muitas cervejas.

Mas o tipo de medo que faz você se comparar com os outros, sentir-se menos e não perseguir seus sonhos – ou até se permitir sonhar – é esse o tipo de medo que precisamos lidar.

COMO GERENCIAR O MEDO

Se quisermos viver nossas vidas como expressões de amor e potencial puro, que é o nosso direito de nascença, precisamos reconhecer o medo, reconhecê-lo pelo nome e praticar as ferramentas que nos permitem coexistir pacificamente com esse parceiro desafiador – sem deixá-lo correr nós fora da cidade.

Seu desejo por mais confiança, mais talento e mais sucesso pode ser tão poderoso que parece que há uma batalha em seu interior.

E quando em batalha, tem sido dito que é igualmente importante conhecer seu inimigo assim como conhecer a si mesmo.

Então, como você pode reconhecer seu medo e gerenciá-lo?

Fique de olho nesses três sinais indicadores.

E saiba que qualquer emoção ou história que o impeça de seguir em frente está envolvida com aquela palavra irritante de quatro letras “MEDO”.

1. SEJA IRRACIONAL 

Você deseja ter uma aula de dança, pintar uma imagem ou servir em um conselho sem fins lucrativos, mas está convencido de que essas expressões podem colocá-lo em grave perigo?

Você realmente acredita que, embora agora pense bem, é um pouco estranho que algo muito ruim possa acontecer se você publicar o livro de poemas em que estiver trabalhando.

Esse é o medo clássico: tentar protegê-lo, dizendo para você permanecer pequeno e não fazer nada que possa fazer com que você seja notado e destacado.

O “centro do medo” de nossos cérebros é chamado amígdala, também conhecido como cérebro reptiliano, porque está presente desde a era dos dinossauros.

Você provavelmente já ouviu falar dos mecanismos de luta ou fuga que nos ajudaram a nos manter seguros à medida que evoluímos para o Homo Sapiens.

Podemos ser gratos à amígdala por nos preservar, dando o instinto de não desafiar um tigre dente de sabre a um duelo e nos levando a fugir do fogo, mas há um grande problema com esse centro neural.

Ele não tem a capacidade de distinguir entre perigo físico real e nossa imaginação de perigo, o que significa que podemos entrar em pânico com o pensamento de sair da nossa zona de conforto.

Portanto, se você se sentir ameaçado, concentre sua atenção na respiração e diminua-a intencionalmente.

Pergunte a si mesmo: neste momento, estou em perigo? Se a resposta for não, esse é o medo querendo te fazer uma visita. 

2. SEJA MAU

O medo sempre nos lembra nossas piores qualidades, transformando todos os problemas menores em uma grande catástrofe e nunca está do seu lado.

Em resumo, se o medo fosse uma pessoa, seria um psicopata total e você não iria querer a companhia dele.

Se você perceber que seu diálogo interno está lançando  insultos que você não lançaria contra seu pior inimigo, o medo provavelmente tomou conta.

Para combater essa desagradável situação, a autora best-seller e especialista em criatividade Elizabeth Gilbert compartilha que, antes de iniciar qualquer grande projeto, seja um trabalho de redação ou um importante jantar, ela conversa com seu medo – literalmente.

Ela senta o Medo, se dirige ao Medo pelo seu nome próprio, anuncia a jornada e na verdade o convida a participar do passeio (sempre acontece, de qualquer maneira).

Ela então diz ao Medo que, embora possa acompanhá-la nessa jornada, não é permitido tomar decisões – e definitivamente não é permitido dirigir.

O que ela está fazendo é um acordo com o Medo que lhe permita avançar e colocar o Medo em um lugar com o qual ambos possam viver – o que nunca é o assento do motorista. 

3. JUSTIFICA E DÁ DESCULPAS 

Alguma vez você já ficou realmente empolgado com algo – como o pensamento de fazer uma viagem a Portugal ou iniciar um pequeno negócio – e apenas alguns momentos depois do delicioso pensamento de que você é surpreendido por uma série de razões pelas quais você não poderia fazer a coisa emocionante ?

Quando esse diálogo interno acontecer, faça uma pausa por um momento e observe mais de perto.

Se a sua lista de razões duras incluir coisas como “pode ​​chover em Portugal e será desconfortável estar em um país estrangeiro com chuva” ou “alguém na minha cidade já abriu um restaurante tailandês”, é bem possível que seu bom amigo o medo fez outra aparição.

O medo não assume responsabilidade e certamente não corre riscos.

Exagerar a racionalização, mudar para o modo de preocupação e planejamento, ou desistir antes mesmo de começar, são todos sinais de que talvez seja hora de dedicar um momento para olhar o medo diretamente em sua carinha bem-intencionada e desatualizada … e ousar impedi-lo.

E então? Pronto para sua nova oportunidade?

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