Pesquisa da Norton mostra que mais de 90% dos brasileiros acessam o Internet Banking, fazem login nas suas contas de e-mails e compartilham documentos de trabalho em redes vulneráveis.

Os brasileiros precisam ficar mais atentos aos seus hábitos de uso da internet em rede wi-fi pública. É o que aponta uma pesquisa da empresa de segurança digital Norton. O relatório Wi-Fi Risk Report de 2017 traz alguns dados importantes, como:
- 96% das pessoas acessam wi-fi público, colocando em risco várias informações, como senhas, e-mail e dados de contas bancárias;
- 58% dos brasileiros acreditam que as informações enviadas através de uma rede Wi-Fi pública estejam seguras;
- por isso, 60% deles dizem que nunca tomam qualquer cuidado extra para proteger os seus dados;
- 37% dos usuários do Brasil afirmaram que usam VPN em todas as suas conexões Wi-Fi. O país ficou com a segunda maior porcentagem entre os países avaliados, atrás apenas da Índia;
- 59% dos entrevistados não esperam mais do que alguns minutos para se conectarem via wi-fi, quando chegam a um novo lugar.
A pesquisa foi realizada com mais de 15 mil pessoas, de 15 países diferentes. As informações foram coletadas de 18 de maio a 5 de junho de 2017 pela Research Now.
Dados pessoais podem ser facilmente acessados através de uma rede wi-fi pública
Para o engenheiro de segurança da Norton, Nelson Barbosa Jr., “existe uma profunda diferença entre o que as pessoas pensam que é seguro quando se trata de usar o wi-fi público e a realidade”.
“O que alguém pensa que é privado em seu dispositivo pessoal, pode ser acessado facilmente por cibercriminosos através de redes sem fio não seguras ou mesmo por meio de aplicativos com vulnerabilidades de privacidade”, alerta Barbosa Jr.
Abaixo estão alguns passos simples que o usuário pode tomar ao acessar uma rede wi-fi pública:
- Verificar se a conexão é segura, se o site é https. Se ao lado da url tiver o símbolo de um cadeado, é porque o site é seguro;
- Utilizar um software de segurança, principalmente em dispositivos móveis. Para isso, é preciso usar uma rede privada virtual (VPN) de um fornecedor confiável;
- Compartilhar apenas informações necessárias. Evitar enviar senhas, detalhes financeiros, fotos e arquivos quando estiver usando uma rede wi-fi pública.
Se gostou do post, compartilhe em suas redes sociais!
E para ter acesso a todas as nossas notícias, baixe já o nosso aplicativo!
Deixe o seu comentário!
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.