Reiki e a Historia por trás dessa forma de Curar
O método de cura do Reiki foi fundado na revelação e compreensão do sistema de energia do corpo.
Os praticantes de Reiki se esforçam para melhorar a saúde e a qualidade de vida, oferecendo energia Reiki e restaurando o equilíbrio. O Reiki é usado no autocuidado, para o cuidado da família, e é oferecido na prática privada e em hospitais e consultórios médicos como uma terapia adjunta e de apoio ao bem-estar e aos cuidados médicos tradicionais.
A forma de Reiki que muitas pessoas praticam hoje, o Usui Reiki, está em uso há mais de cem anos.
O fundador do Reiki

A história do Reiki começa com seu fundador, Dr. Mikao Usui.
Às vezes chamado de Usui Sensei, o Dr. Mikao Usui nasceu em 1865 em uma abastada família budista que deu ao seu filho uma educação completa para a época. Quando criança, o Dr. Usui estudou em um monastério budista onde aprendeu artes marciais, esgrima e a forma japonesa de Chi Kung, conhecida como Kiko.
Ao longo de sua educação, o Dr. Usui tinha interesse em medicina, psicologia e teologia. Foi esse interesse que o levou a procurar uma maneira de curar a si mesmo e aos outros usando a imposição de mãos.
Era seu desejo encontrar um método de cura que não estivesse ligado a nenhuma religião ou crença específica, de modo que seu sistema fosse acessível a todos.
Usui viajou muito durante sua vida, estudando sistemas de cura de todos os tipos e desempenhou diferentes profissões, incluindo repórter, secretário, missionário, funcionário público e guarda. Depois disso, ele se tornou um monge budista vivendo em um monastério.
Despertar espiritual e desenvolvimento do Reiki
Em algum momento durante seus anos de treinamento no mosteiro, o Dr. Usui participou de seu próprio curso de redescoberta em uma caverna no Monte Kurama.
Por 21 dias, ele jejuou, meditou e orou.
Na manhã do vigésimo primeiro dia, experimentou um evento que mudaria sua vida para sempre. Ele viu antigos símbolos sânscritos que o ajudaram a desenvolver o sistema de cura que ele vinha lutando para inventar. Usui Reiki nasceu.
Após seu despertar espiritual no Monte Kurama, ele estabeleceu uma clínica para cura e ensino em Kyoto.
A primeira clínica
Mikao Usui fundou sua primeira clínica e escola de Reiki em Tóquio no ano de 1922. Antes de morrer, ele formou vários mestres de Reiki para garantir que seu sistema não fosse esquecido.
Entre eles estava o Dr. Chujiro Hayashi, um ex-oficial da Marinha que montou uma clínica de Reiki em Tóquio.
Dr. Hayashi é creditado com o desenvolvimento do sistema Usui de Reiki, adicionando posições de mão para cobrir mais completamente o corpo.
O Dr. Hayashi também mudou e refinou o processo de sintonização. Usando seu sistema aperfeiçoado, o Dr. Hayashi treinou vários outros mestres de Reiki, incluindo uma mulher chamada Hawayo Takata – uma mulher nipo-americana que originalmente foi ao Dr. Hayashi para se curar.
Ao aprender o sistema ela levou o Reiki para os Estados Unidos.
Propagação do Reiki para o Ocidente
Hawayo Takata vivia em Tóquio no ano de 1935. Muito doente e precisando de cirurgia, ela sentiu fortemente através de seu instinto que não precisaria passar pelo procedimento cirúrgico para ser curada.
Depois de perguntar a seu médico sobre tratamentos alternativos para sua condição, ela foi informada sobre o praticante de Reiki na cidade. Após sua primeira reunião com o Dr. Hayashi, ela passou a fazer as sessões relaxantes e curativas todos os dias
Com o passar do tempo, a Sra. Takata aprendeu Reiki One e Reiki Two. Quando retornou aos Estados Unidos, continuou a praticar Reiki e acabou se tornando Mestre de Reiki. Muito disso aconteceu perto do começo da Segunda Guerra Mundial.
Com o objetivo de divulgar seu sistema de cura para os outros, ela fez alterações em sua prática de Reiki e usou o tratamento para ajudar a curar outras pessoas nos Estados Unidos.
Reiki moderno
Antes de morrer, o Dr. Hayashi conseguiu transmitir todos os ensinamentos do Dr. Usui para a Sra. Takata.
Ela continuou a praticar Reiki por muitos anos. Antes de morrer, formou 22 mestres de Reiki.
Hoje, as pessoas que praticam usam os métodos desenvolvidos pelo Dr. Usui, o fundador do Usui Reiki.
A genialidade do Reiki é que os praticantes podem utilizá-lo para a autocura e para seu próprio bem-estar aprimorado.
De fato, trabalhar na autocura é um pré-requisito para oferecer cura aos outros.
Os mestres modernos podem oferecer a energia Reiki a outras pessoas através de um leve toque de pressão estática usando as posições específicas das mãos.
A Cura R.complementa muitas terapias medicinais e pode ser usado para ajudar na recuperação potencial de pessoas que sofrem de dor, doença e muito mais.
O R. moderno está se tornando mais popular com o passar do tempo, e a linhagem dos mestres está crescendo a cada dia. Com o retorno ao Usui Reiki, muitas praticantes estão usando essa terapia tradicional para curar a si e aos outros.
Como vimos, para que as energias de cura tenham resultados duradouros, o paciente deve aceitar a responsabilidade por sua cura e participar ativamente dela. Portanto, o sistema Usui do R.é mais do que o uso da energia, ele deve incluir um compromisso ativo para melhorar a si mesmo a fim de que seja um sistema completo.
Empreender e ser Empresário, sem desenvolvimento pessoal não funciona, SIMPLES ASSIM!
No dia a dia do Empreender o funcionamento físico e mental nem sempre estarão alinhados, o excesso de trabalho, ansiedade, hábitos sedentários e alimentação inadequada, pode ser a porta para males físicos e mentais.
Contudo existem métodos e técnicas nas terapias holísticas, que trazem benefícios para o equilíbrio físico e mental.
Os 5 princípios do R. e quais lições devemos tirar de cada um deles?
1- Só por hoje, não se preocupe
A principal lição a tirar deste fundamento do Reiki é que Deus tem um propósito em tudo que acontece em nossas vidas, e, mesmo que às vezes não entendamos direito determinadas situações.
Devemos ter em mente que elas acontecem para que tiremos lições e nos tornemos pessoas melhores; em suma, não vale a pena lamentar o passado e nem se preocupar com o futuro, mas sim viver intensamente o hoje, que é o presente.
2- Só por hoje, não sinta raiva
A raiva é uma energia ruim, desnecessária e que causa malefícios ao nosso corpo físico e à nossa alma, impossibilitando-nos de conseguir a cura proporcionada pela energia universal; a lição a tirar deste preceito do R é que devemos lidar construtivamente com a energia da raiva, controlando nossas emoções e refletindo sobre os motivos que nos levaram a ficar irritados.
3 – Só por hoje, tenha gratidão com as bênçãos que recebe
Um dos principais ensinamentos da filosofia do Reiki, este princípio nos ensina que somente estando conectados com a energia da gratidão nós atraímos a abundância, pois focamos naquilo que temos e somos gratos a Deus por isso, independente de ser muito ou pouco, é estarmos positivamente conscientes de nosso merecimento.
4 – Hoje e SEMPRE, ganha teu pão diário honestamente
Para termos harmonia plena em nossas vidas e o bem-estar de uma consciência tranquila, este ensinamento nos diz que devemos trabalhar honestamente para conquistar nossos objetivos, sem nunca passar a perna ou deliberadamente prejudicar alguém em nosso benefício; este princípio do R, é de suma importância para que tenhamos uma vida harmoniosa, e devemos entender que ser honesto com os outros é ser honesto com si próprio.
5 – Hoje e SEMPRE, seja gentil e mostre gratidão com todos os seres vivos
Dentre os princípios do R, talvez este seja o ensinamento mais difícil de ser cumprido, sob dois diferentes aspectos: o de eliminarmos a tendência que os humanos têm de subjugarem a natureza e a controlarem em demasia, e respeitarmos todas as formas de vida; e o de tratarmos bem e sermos gentis com todas as pessoas ao nosso redor, sejam elas estranhas ou não, pois assim mostramos amor e respeito por nós mesmos.
Quer aprender mais? Tente uma sessão com um praticante registrado!
Inscreva-se em nosso Canal no Youtube
Deixe o seu comentário!
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.