Rock in Rio terá energia solar para recarregar celular | Gama de Medeiros

Notícias

Rock in Rio terá energia solar para recarregar celular

Professor Gama
Escrito por Professor Gama em julho 13, 2017
Rock in Rio terá energia solar para recarregar celular
Junte-se a mais de 127.133 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Postes com formato de árvores serão equipados com tecnologia sustentável. Saiba mais.

Rock in Rio
Árvores artificiais tem folhas com paineis fotovoltaicos e serão instaladas no Rock in Rio. Foto: Sunew/Divulgação.

Quem for ao mais aguardado festival de rock do Brasil – o Rock in Rio, que acontece em setembro -, vai poder usufruir de uma novidade bacana e sustentável. Serão instalados postes em formato de árvores com energia solar nas dependências do festival, para recarregar os celulares gratuitamente.

São cinco postes, chamados de OPTrees, onde poderão ser carregados 10 aparelhos por vez. A tecnologia foi desenvolvida pela Sunew em Belo Horizonte, Minas Gerais. As árvores utilizam energia solar, e serão fabricadas em parceria com a Metalco do Brasil.

Os participantes do festival também vão poder se proteger do sol embaixo da estrutura, que possui amplos bancos para descanso. Segundo a Exame.com, a ideia faz parte do projeto de sustentabilidade Amazônia Live, que promove ações para minimizar o impacto ambiental do desmatamento da Amazônia.

Como funciona o projeto para o Rock in Rio

As árvores artificiais possuem o filme fotovoltaico, que capta energia solar e fica em suas folhas, como mostra a imagem acima. Dentro das árvores, há uma bateria que armazena a carga que é passada aos smartphones.

Segundo Tiago Alves, CEO do CSEM Brasil (centro privado de pesquisa aplicada e sem fins lucrativos) – do qual a Sunew faz parte – o painel fotovoltaico orgânico usado na OPTree tem impacto ambiental menor do que suas alternativas, que são baseadas em silício.

“A pegada de carbono é 20 vezes menor”, afirmou Alvez. Ele conta, ainda, que negocia com prefeituras e organizações para implementar a membrana de captação de energia solar em locais públicos, como em parques ou bicicletários.

Com isso, a energia solar pode viabilizar o funcionamento dos hubs de recarga de bateria de celulares, além de roteadores Wi-Fi, câmeras de segurança e iluminação.

O projeto sustentável também faz parte da exposição Inovanças – Criações à Brasileira, do Museu do Amanhã, no Rio. A exposição ficará em cartaz até outubro deste ano.

Se gostou do post, compartilhe em suas redes sociais! E não esqueça de baixar o nosso aplicativo para ter mais conteúdos como esse na tela do seu celular!

Deixe o seu comentário!

comentários

Advogado e Empresário. Diretor de Marketing da Agencia Professor Gama

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *