Coronavírus: como proteger sua saúde mental durante a quarentena

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Coronavírus: como proteger sua saúde mental durante a quarentena

Andrea W
Escrito por Andrea W em abril 15, 2020
Coronavírus: como proteger sua saúde mental durante a quarentena
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Em uma medida que seria impensável há apenas alguns meses, a quarentena e o distanciamento social tornaram-se comuns em todo o mundo. 

A medida que os governos fazem esforços conjuntos para combater o crescente surto de coronavírus. 

As medidas, que viram cidadãos de todo o mundo incentivados ou obrigados a permanecer em suas casas, são considerados por médicos especialistas como necessários para reduzir a propagação do vírus.

Mas as implicações para o bem-estar mental das pessoas não podem ser negligenciadas.

Neste artigo vamos saber o que pode ser feito para proteger nossa saúde mental durante o isolamento social e a quarentena. 

ESTUDO REVELA IMPACTO NA SAÚDE MENTAL

Um estudo recente da revista médica The Lancet observa que o impacto psicológico da quarentena pode ser grande, resultando em uma série de problemas de saúde mental, desde ansiedade e raiva a distúrbios do sono, depressão e transtorno de estresse pós-traumático (TEPT).

De fato, estudos separados de pacientes em quarentena de SARS, um surto anterior de coronavírus em 2003, encontraram entre 10% e 29% sintomas de TEPT. 

O relatório da Lancet descobriu que as preocupações com a saúde mental podem ser inflamadas por estressores associados à quarentena.

Entre eles, medos por infecção, frustração, tédio, suprimentos inadequados, falta de informação, perda financeira e estigma associado à contração da doença.

Isso pode ser um problema não apenas para pessoas com problemas de saúde mental preexistentes, mas também para pessoas com boa saúde psicológica.

COMO RECONHECER OS PROBLEMAS DE SAÚDE MENTAL

Identificando problemas de saúde mental:

O CDC observa  que as pessoas devem procurar sinais de saúde mental angustiada em si e nos outros. Os sintomas podem incluir: 

  • Medo e preocupação com sua própria saúde;
  • Alterações nos padrões de sono ou alimentação;
  • Dificuldade em dormir ou se concentrar;
  • Piora de problemas crônicos de saúde;
  • Maior uso de álcool, tabaco ou outras drogas.

Reconhecendo o problema, a Organização Mundial da Saúde divulgou orientações sobre como as pessoas podem proteger sua saúde mental durante o surto. 

“Os seres humanos são animais sociais”, disse à CNBC Make It , professor Ian Hickie, do Centro de Cérebro e Mente da Universidade de Sydney.

“Quarentena prolongada ou isolamento social (sem métodos compensatórios em vigor) exacerbará a ansiedade, a depressão e uma sensação de desamparo.”

O QUE OS GOVERNOS PODEM FAZER 

A boa notícia é que alguns governos adotaram medidas para lidar com esses estressores da saúde mental.

O relatório observa que isso deve ser feito através da comunicação eficaz das medidas de quarentena, com ênfase em sua justificativa altruísta, minimizando a duração e garantindo suprimentos suficientes. 

“Ao abordar alguns desses estressores, os governos podem ajudar a mitigar o impacto que a quarentena pode ter na saúde mental”, disse à CNBC Make It o Dr. Marcus Tan, psiquiatra consultor da Nobel Psychological Wellness Clinic, de Cingapura.

No entanto, especialistas médicos, incluindo Michael Friedman, professor associado da Escola de Serviço Social da Columbia, em Nova York, pediram às autoridades que fizessem mais, criando subgrupos para ajudar na saúde comportamental.

“Para pessoas sem recursos adequados, as chamadas ‘interrupções’ são catastróficas.

O impacto em sua saúde mental será terrível ”, disse Friedman à CNBC Make It, destacando os serviços de telemedicina estendidos como uma fonte de alívio para aqueles com transtornos mentais ou de uso de medicamentos existentes.

Já nos EUA, novas regras de financiamento estão sendo introduzidas para tornar esses serviços reembolsáveis. Jayashri Kulkarni, professor de psiquiatria da Universidade Monash, em Melbourne, disse que esses serviços de saúde mental deveriam ser disponibilizados ao público. 

“Existe uma crença predominante de que, em qualquer crise, você lida primeiro com os problemas físicos, depois com os problemas de saúde mental muito mais tarde.

Desafio essa visão porque precisamos que o público esteja bem mentalmente para lidar com os desafios futuros ”, disse ela à CNBC Make It.

O QUE OS EMPREGADORES PODEM FAZER

Além dos governos, os empregadores também têm um papel a desempenhar na proteção da saúde de seus funcionários e no fornecimento de garantias nesse momento, disse à CNBC Make It Ronni Zehavi, CEO da plataforma de RH Hibob. 

“A transparência é fundamental em todos os momentos de angústia; portanto, os locais de trabalho e as equipes de RH devem praticar uma comunicação clara e disseminar atualizações sobre o vírus e os protocolos atuais”, afirmou Zehavi.

Ele acrescentou que as empresas devem informar seus funcionários sobre as medidas de tempo e presença, para que estejam “totalmente conscientes das expectativas” e não estejam entrando e saindo desnecessariamente em casa. 

O QUE OS INDIVÍDUOS PODEM FAZER

No entanto, à medida que mais e mais pessoas enfrentam as perspectivas de várias semanas de quarentena ou distanciamento social, os indivíduos também terão que estabelecer suas próprias maneiras de preservar sua saúde mental em casa.

Reunimos o conselho de especialistas em psicologia, bem como de vários órgãos de saúde, para descobrir as principais dicas:

CRIE UMA ROTINA 

Troque seu pijama, tome banho e faça todas as coisas que você deseja alcançar todos os dias para criar uma sensação de normalidade e produtividade.

DIVIDA O SEU DIA

Encontre tarefas para o seu dia e, sempre que possível, mude o seu ambiente para diferentes atividades.

CUIDE DO SEU CORPO

Coma saudavelmente, durma bastante e faça exercícios diariamente. Isso pode incluir a realização de aulas de ginástica indoor, alongamento e prática de meditação. 

AJUDE OS OUTROS

Se você não estiver sob regras rígidas de isolamento, e estiver em condições de fazê-lo, encontre maneiras de apoiar os necessitados oferecendo-se para fazer recados e coletar suprimentos para eles.

MANTENHA-SE CONECTADO

Aproveite ao máximo a tecnologia e mantenha contato com colegas, amigos e familiares por meio de telefonemas, textos, mídias sociais e videoconferência.

LIMITE O CONSUMO DE MÍDIA

Mantenha-se informado sobre a situação por fontes confiáveis, mas limite suas notícias e o consumo de mídia social para evitar se sentir sobrecarregado.

PREPARE SUPRIMENTOS MÉDICOS

A Aliança Nacional para Doenças Mentais aconselha, quando necessário, pedir ao seu médico suprimentos de prescrição estendidos para ajudá-lo durante períodos de quarentena.

LUTE CONTRA O TÉDIO

Aproveite ao máximo as séries de TV atualizadas, lendo e explorando projetos que você está adiando para vencer o tédio e permanecer mentalmente ativo.

EVITE O ESGOTAMENTO 

Defina limites estritos ao seu trabalho para evitar sobrecarregar-se e ter tempo para relaxar.

CONCENTRE-SE NOS ASPECTOS POSITIVOS 

Amplie boas notícias e honre os profissionais que trabalham incansavelmente para resolver a situação.

UM DIA DE CADA VEZ

Tente não projetar muito longe no futuro. Lembre-se de que são medidas temporárias e você não está sozinho.

“Meu conselho? Sempre o mesmo – disse Friedman.

“Mantenha contato com as pessoas – virtualmente – participe de atividades que lhe dão prazer e uma sensação de significado e faça o que puder para ajudar os outros, o que é um antídoto notável para a depressão”.

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