Senhas de usuários de e-commerces brasileiros são vazadas | Gama de Medeiros

Notícias

Senhas de usuários de e-commerces brasileiros são vazadas

Professor Gama
Escrito por Professor Gama em julho 18, 2017
Senhas de usuários de e-commerces brasileiros são vazadas
Junte-se a mais de 127.133 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Clientes dos sites de e-commerces de Extra, Casas Bahia, Centauro, PagSeguro, Ponto Frio, Netshoes e outros, podem ter sido afetados. Entenda.

E-commerce
Se você é usuário de e-commerces, troque sua senha regularmente como forma de prevenção!

Mais um suposto ataque hacker foi anunciado nessa segunda-feira (17). Dessa vez, grandes marcas de e-commerces brasileiros foram o alvo. Listas com os logins de usuários desses sites foram divulgadas na internet.

Entre as empresas afetadas estão, Extra, Casas Bahia, Centauro, PagSeguro e Ponto Frio. De acordo com informações de O Globo, mais de 200 logins e senhas de usuários foram divulgadas por hackers.

O arquivo com os dados foi descoberto pela plataforma Antecipe, que trabalha com gerenciamento de vulnerabilidades de usuários.

“Nós temos uma equipe que monitora as possíveis ameaças de cibercriminosos, para conhecer novos tipos de ataques, e encontramos essa lista. O mais provável é que ela tenha sido divulgada pelos próprios hackers, que vivem fazendo competições internas para mostrar quem tem mais capacidade técnica. Por isso mesmo, não podemos afirmar que a lista esteja completa”, explicou Renoir dos Reis, cofundador e líder de desenvolvimento da empresa.

Leia também: 5 dicas para se manter seguro contra ataques hackers

Usuários de e-commerces podem ter sido enganados por “phishing

A Antecipe aposta que os dados dos usuários podem ter sido conseguidos pelo método chamado de phishing. Esse método faz com o usuário seja enganado e revele suas informações pessoais por meio de e-mails e sites falsos.

A hipótese foi levantada, pois o número de usuários afetados e que constava na lista, foi considerado baixo. Se os sites fossem mesmo hackeados, as listas teriam milhares de usuários.

A plataforma ainda informou que não pode checar os dados, pois utilizar contas de terceiros sem permissão é crime.

As empresas afetadas negaram o vazamento dos dados de login dos seus usuários. Elas ainda informaram que tomam todas as medidas preventivas para a segurança das informações.

Mesmo assim, é recomendável aos usuários que possuem alguma conta registrada em um destes sites, que troquem a senha. Outras medidas preventivas devem ser tomadas, como tomar cuidado ao navegar na internet, verificando a URL e, até mesmo, checando se o site é oficial, ligando para o telefone de contato da empresa.

Confira todas as nossas notícias em primeira mão no seu celular, baixando agora mesmo o nosso aplicativo!

Deixe o seu comentário!

comentários

Advogado e Empresário. Diretor de Marketing da Agencia Professor Gama

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *