Serviço de “cashback” devolve parte do valor que o usuário gastou ao adquirir um produto. Como? A gente te explica.

Já pensou em um programa de fidelização diferente? Pois a startup Méliuz de Belo Horizonte teve uma ideia diferenciada: devolver parte do dinheiro gasto em compras ao consumidor.
A startup de cashback foi criada em 2011 e passou por uma aceleração no conhecido Start-Up Chile. Também recebeu investimento de pessoas como Fabrice Grinda, fundador da OLX, e de fundos como Lumia Capital e Monashees.
“Nós juntávamos vários pontos. No fim, ou eles expiravam ou não conseguíamos trocar por nada de bom”, conta o empreendedor Israel Salmen.
Através do serviço, a startup já devolveu cerca de 28 milhões de reais aos seus mais de 2 milhões de usuários cadastrados.
Como o serviço funciona?
A startup iniciou com foco nas compras online, em que o usuário se cadastra, busca lojas virtuais e ofertas, ativa a opção de cashback e realiza a compra.
Assim que o pedido for confirmado pelo e-commerce, o usuário pode acompanhar seu extrato de dinheiro a receber pelo aplicativo ou site da Méliuz. Quando juntar 20 reais ou mais, é possível pedir o depósito gratuito em uma conta bancária de sua escolha.
O cashback oferecido pela Méliuz é o dinheiro devolvido diretamente ao consumidor, para gastar em qualquer finalidade. O benefício não possui prazo de expiração.
A startup já testou o serviço em lojas físicas e agora chegou à São Paulo. Segundo os empreendedores, o plano é levar a ideia para as cidades de Brasília, Goiânia, Porto Alegre e Rio de Janeiro.
Nas lojas físicas, o usuário deve pedir a máquina de débito e crédito da Méliuz ao fazer o pagamento. Ao final do procedimento, é preciso digitar o número de celular.
Com isso, o saldo de dinheiro a ser devolvido vai direto para o extrato do usuário, no app e no site. Novamente, será possível pedir o depósito ao acumular no mínimo 20 reais em créditos.
Não são cobradas taxas ao usuário. O valor do cashback depende da empresa da qual o cliente comprou os produtos. Hoje, há duas mil lojas parceiras no e-commerce, como Azul, GOL, Netshoes, Submarino e Walmart. No mundo físico, há outros dois mil estabelecimentos.
O usuário pode ver no aplicativo e no site a porcentagem de dinheiro devolvida em cada parceiro e as promoções de cashback em evidência.
“Temos várias categorias diferentes de parceiros, então não há uma porcentagem de devolução fixa. Na maioria das lojas online, ela é de 5%. Nas físicas, de 10 a 15%. Temos grandes campanhas em que algumas lojas até dão 100% de cashback, como estratégia para o cliente conhecer o negócio”, diz Salmen.
Planos futuros
A startup pretende fazer tanto sucesso no mundo físico, quanto tem obtido no online. Para isso, irá investir mais de 80 milhões de reais na expansão do negócio em 2017.
A Méliuz pretende finalizar a implantação do sistema de cashback em mais de 10 mil parceiros até o fim do primeiro semestre deste ano.
Achou a ideia legal? Então compartilhe com seus amigos!
Deixe o seu comentário!
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.