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Startup oferece serviço que devolve parte do valor gasto em compras

Professor Gama
Escrito por Professor Gama em maio 4, 2017
Startup oferece serviço que devolve parte do valor gasto em compras
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Serviço de “cashback” devolve parte do valor que o usuário gastou ao adquirir um produto. Como? A gente te explica.

Meliuz
Startup devolve parte do valor que o usuário gastou ao adquirir um produto. Foto: Méliuz/Divulgação

Já pensou em um programa de fidelização diferente? Pois a startup Méliuz de Belo Horizonte teve uma ideia diferenciada: devolver parte do dinheiro gasto em compras ao consumidor.

A startup de cashback foi criada em 2011 e passou por uma aceleração no conhecido Start-Up Chile. Também recebeu investimento de pessoas como Fabrice Grinda, fundador da OLX, e de fundos como Lumia Capital e Monashees.

“Nós juntávamos vários pontos. No fim, ou eles expiravam ou não conseguíamos trocar por nada de bom”, conta o empreendedor Israel Salmen.

Através do serviço, a startup já devolveu cerca de 28 milhões de reais aos seus mais de 2 milhões de usuários cadastrados.

Como o serviço funciona?

A startup iniciou com foco nas compras online, em que o usuário se cadastra, busca lojas virtuais e ofertas, ativa a opção de cashback e realiza a compra.

Assim que o pedido for confirmado pelo e-commerce, o usuário pode acompanhar seu extrato de dinheiro a receber pelo aplicativo ou site da Méliuz. Quando juntar 20 reais ou mais, é possível pedir o depósito gratuito em uma conta bancária de sua escolha.

O cashback oferecido pela Méliuz é o dinheiro devolvido diretamente ao consumidor, para gastar em qualquer finalidade. O benefício não possui prazo de expiração.

A startup já testou o serviço em lojas físicas e agora chegou à São Paulo. Segundo os empreendedores, o plano é levar a ideia para as cidades de Brasília, Goiânia, Porto Alegre e Rio de Janeiro.

Nas lojas físicas, o usuário deve pedir a máquina de débito e crédito da Méliuz ao fazer o pagamento. Ao final do procedimento, é preciso digitar o número de celular.

Com isso, o saldo de dinheiro a ser devolvido vai direto para o extrato do usuário, no app e no site. Novamente, será possível pedir o depósito ao acumular no mínimo 20 reais em créditos.

Não são cobradas taxas ao usuário. O valor do cashback depende da empresa da qual o cliente comprou os produtos. Hoje, há duas mil lojas parceiras no e-commerce, como Azul, GOL, Netshoes, Submarino e Walmart. No mundo físico, há outros dois mil estabelecimentos.

O usuário pode ver no aplicativo e no site a porcentagem de dinheiro devolvida em cada parceiro e as promoções de cashback em evidência.

“Temos várias categorias diferentes de parceiros, então não há uma porcentagem de devolução fixa. Na maioria das lojas online, ela é de 5%. Nas físicas, de 10 a 15%. Temos grandes campanhas em que algumas lojas até dão 100% de cashback, como estratégia para o cliente conhecer o negócio”, diz Salmen.

Planos futuros

A startup pretende fazer tanto sucesso no mundo físico, quanto tem obtido no online. Para isso, irá investir mais de 80 milhões de reais na expansão do negócio em 2017.

A Méliuz pretende finalizar a implantação do sistema de cashback em mais de 10 mil parceiros até o fim do primeiro semestre deste ano.

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Advogado e Empresário. Diretor de Marketing da Agencia Professor Gama

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