Na batalha pelos usuários de transporte, as startups Easy e Cabify agora estão juntas. A operação deve receber investimentos e consolidar mercado. Saiba tudo.

Com mais de 17 milhões de usuários em 170 cidades e 12 países, o aplicativo Easy Táxi se une a Cabify, uma das maiores empresas de rede de transporte em países de língua espanhola e portuguesa, com operações em 11 países e 1 milhão de usuários. E com a união das startups, as plataformas Uber e 99 terão que disputar os usuários de transporte com mais empenho.
Batalha de startups pelo serviço de transporte
Enquanto nós, usuários de transporte seguimos utilizando os serviços, seja da plataforma Uber, 99 Táxis, Cabify ou Easy, a guerra no disputado mercado de aplicativos de transporte no Brasil corre solta. A nós, cabe usar e avaliar esse serviço para que ele não perca a qualidade e bom preço..
Mesmo variando em alguns detalhes e formato de aplicação, todas as plataformas envolvidas com o serviço de transporte estão constantemente em busca de melhorias na experiência do consumidor, ou melhor, do usuário.
Operando como ponto de contato entre clientes e uma rede de motoristas particulares, as startups Cabify e o Easy Táxi pretendem consolidar no Brasil, o mercado de aplicativos de transporte. Com o anúncio da fusão das atividades e clientes, a espanhola Cabify e a brasileira Easy confirmam uma negociação iniciada há um ano, conforme a agência de notícias Bloomberg,
Afinidade de metas

Segundo o presidente da Cabify, Juan de Antonio, para atingir mais rapidamente os objetivos desejados pelas duas startups, a fusão ocorreu devido a uma afinidade de metas.
A brasileira Easy sofreu uma descapitalização e encontrava dificuldades na competição. Em 2012, quando foi criada, levantou investimentos em mais de 77 milhões de dólares, e o principal acionista era o fundo alemão Rocket Internet. Já a Cabify, recebeu desde 2011, cerca de 250 milhões de dólares em investimento, em especial da empresa japonesa Rakuten.Mas, está em busca da captação de mais 200 milhões de dólares.
Valor de mercado das startups de transporte
A operação de fusão entre as plataformas portanto, parece ser necessária a ambas as empresas. O valor de mercado desse serviço se dá pelo múltiplo do ciclo financeiro movido pelas corridas de cada plataforma.
A Cabify por sua vez, possui um múltiplo inflacionado e encontra dificuldades em atrair novos investidores. Recentemente, a Cabify anunciou a abertura de uma rodada de investimentos, que segue aberta. Neste mercado, é necessário primeiro captar e depois anunciar. Nisso,
a Cabify havia informado a aplicação de 200 milhões de dólares no Brasil. Cerca de um mês depois, contou que só havia captado 100 milhões.
Com a entrada da Easy, será uma forma de tentar aproximar o valor de mercado estipulado do total das corridas feitas pelo app.
A Easy por sua vez, embora atrativa aos investidores, em especial pela força que vem apresentando em mercados importantes, como Peru e Colômbia – onde também é dona da Tapsy, a dificuldade estava em encontrar fundos que estejam a fim de entrar em um mercado onde o capital é abundante , mas com concorrência difícil.
Outro ponto negativo da Easy é o fato de ter apenas um fundador na sua operação. No mercado de investidores de startups isso não é bem visto.
Startups de transporte investem pesado no Brasil
A operação de fusão das empresas chega em momento propício. Recentemente, as concorrentes anunciaram grandes investimentos no país. A Uber anunciou 200 milhões de reais em investimento no mercado nacional. A 99 táxis recebeu 200 milhões de dólares, numa rodada dividida entre janeiro e abril, para investir na sua expansão pela América Latina, e no crescimento das corridas por meio de carros particulares aqui no Brasil.
União das marcas Cabify e Easy?
Procurada, a Easy negou que a operação tenha sido uma compra e que os aplicativos não serão unificados. “No futuro, a união de marcas pode acontecer, mas não vai ser no curto prazo. As duas marcas funcionam bem estando separadas e temos capital para manter isso”, esclareceu o co-presidente da Easy, Jorge Pilo. E reforçou ainda, “a indústria de transporte por aplicativos está mudando e vai ser fundamental no futuro. Essa união nos coloca em uma boa posição para competir”.
Fusão para um mercado concorrido
Em um mercado disputado se tonificar é preciso. O Uber, passa por uma crise internacional, mas detinha até o final de 2016, 65% do mercado de corridas por aplicativo no Brasil. Além de ter que enfrentar muitas críticas aos seus serviços o que abriu chances para a concorrência.
Na guerra entre as startups de transporte o consumidor é o grande alvo. E este, por sua vez, está bastante exigente com relação as suas experiências de serviços. E se essa fusão entre a Cabify e o Easy vir a contribuir ou acrescentar à experiência do usuário, com certeza será bem-vinda.
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