Para projeto .Idea – SAP Labs Latin America e incubadora Unitec de São Leopoldo RS, buscam num primeiro momento, interessados na área de saúde. Conheça!

Combinando necessidades reais da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, a tecnologia SAP, mentoria e suporte, o novo programa de startups health.idea lançado pela SAP Labs Latin America e a UNITEC fará a seleção de 10 startups na área de saúde que pretendem transformar uma ideia em produto.
Invertendo a ordem
Batizado com .Idea, o projeto se propõe a mapear problemas reais de diversas indústrias e encontrar empreendedores para desenvolver soluções rápidas e com custo competitivo.
Conforme o Executivo Chefe de Inovação e Experiência do Cliente da SAP Labs Latin America, Daniel Duarte, o projeto segue uma lógica diferente das implementadas pela maioria das incubadoras.
“É uma mudança de paradigmas.
Vamos inverter a ordem e investir em ideias ainda na raiz a partir de uma demanda de mercado e não desenvolver um projeto para depois prospectar clientes”, explica.
Desafios
O programa aguarda neste primeiro momento, propostas de qualquer pessoa ou startup para serem submetidas a resolver, por exemplo, os problemas e desafios levantados no mercado e propostos abaixo:
Coleta de informações (de pacientes) na Beira do Leito
As informações do paciente são coletadas manual e diariamente. Após, estes dados são inseridos no PEP – Prontuário Eletrônico do Paciente em computador que fica no posto de Enfermagem.
O desafio é viabilizar uma inserção direta de dados com utilização de tecnologias digitais, produzindo informação em tempo real, reduzindo retrabalho e riscos de erros decorrentes de transcrição.
Gestão de Filas de Leitos e Bloco Cirúrgico
A correta gestão da fila de leitos é pré-requisito para uma boa gestão do bloco cirúrgico. As cirurgias não-ambulatoriais, para serem realizadas, necessitam de leitos liberados para acolher os pacientes.
Hoje, o hospital utiliza uma solução que gerencia a higienização dos leitos quando a ocorre a alta do paciente e que avisa quando estará disponível com certa antecedência.
Entretanto, este sistema não prioriza os pacientes que estão aguardando leito.
O impacto dessa incerteza no funcionamento do bloco cirúrgico é direto. Não há ferramenta digital para a alocação de cirurgias nas diversas salas cirúrgicas.
Dimensionamento da Enfermagem
Num hospital de alta complexidade como a Santa Casa, onde são atendidos pacientes com perfis muito diversos. O nível de cuidado necessário varia conforme a enfermidade e a situação do paciente.
Neste contexto, o dimensionamento dos recursos de enfermagem é crucial para garantir a segurança na assistência aos pacientes. A Santa Casa desenvolveu estudo para melhor determinar a efetiva carga de trabalho da enfermagem.
Entretanto, não possui uma ferramenta digital capaz de determinar de maneira dinâmica esta carga de trabalho e que possa auxiliar na alocação dos recursos de enfermagem.
Relação com Médicos
A Santa Casa tem um corpo clínico de cerca de 3.000 médicos entre aberto, profissionais contratados e residentes.
É necessário um ponto para que estes médicos possam ter acesso aos principais aspectos de sua relação com a Santa Casa:
agenda, dados de seus pacientes (de dentro e de fora da instituição), assinar eletronicamente documentos com nível extra de segurança, comunicar-se com colegas e com a equipe multiprofissional, além de acompanhar seus honorários.
Relação com Pacientes
Com mais de 6.000.000 de atendimentos por ano entre consultas, exames, procedimentos e cirurgias a Santa Casa realiza mais de 50.000 hospitalizações/ano.
Necessitamos de um ponto focal de relacionamento com os pacientes e onde eles possam:
- fazer o agendamento de consultas (sistema em implantação);
- buscar o resultado de exames (em funcionamento);
- fazer o check-in;
- enviar feed-backs ao hospital de seus quartos de internação;
- onde os familiares possam ter informações sobre a evolução do paciente.
Inscrições e etapas para seleção em saúde
Numa primeira etapa, o programa estará selecionando startups na área da saúde.
Até o dia 14 de julho, os interessados podem se inscrever para participar neste link.
No dia 21 de julho, serão escolhidas 20 startups para fazer o pitch da sua ideia para a equipe da Santa Casa, da SAP e da UNITEC.
Após serão escolhidas 10 ideias para acessar o programa de incubação, que nos primeiros 6 meses contará com mentorias compartilhadas entre SAP, UNITEC e Santa Casa para construção do MVP.
Até o dia 01 de Fevereiro de 2018, as empresas precisam apresentar um MVP funcional e, no fim desse período, as startups que estiverem aptas serão selecionadas para continuar o processo de incubação durante os próximos 12 meses e chegar ao resultado de um produto vendável, totalizando 18 meses de programa.
Acesse aqui o regulamento completo.
Os investimentos em startups na área de saúde estão “bombando”, até mesmo o google vem recrutando ideias para apostar.
Com o setor sucateado e investimentos públicos cada vez mais escassos, a alternativa é apostar em ideias com o patrocínio de empresas ou corporações.
E neste projeto para a Santa Casa, os problemas já foram detectados, basta encontrar projetos ou soluções para resolvê-los.
O que achou da iniciativa? Conhece alguém na área que tenha uma boa ideia para contribuir? Compartilhe.
E para ter acesso a todos os nossos conteúdos, baixe agora mesmo o nosso aplicativo!
Deixe o seu comentário!
Temas que abordamos nessa página:
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.