Transformação Digital: Como a Saint Gobain conquista clientes através dela

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Como a Saint Gobain conquista clientes através da Transformação Digital

Professor Gama
Escrito por Professor Gama em março 29, 2017
Como a Saint Gobain  conquista clientes através da Transformação Digital
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Evento da Amcham reuniu empresários de diferentes áreas para discutir a transformação digital

Fabiano Santana, CDO da Saint Gobain
Foto: Divulgação Ancham

“Clientes não se importam com tecnologia. Eles se importam com a experiência que você oferece a eles”, disse o Chief Digital Officer da Saint Gobain South America, Fabiano Santana, no evento C2030, que reuniu palestrantes de diferentes nichos de mercado para conversar sobre transformação digital. O encontro foi promovido pela American Chamber of Commerce for Brazil (Amcham), e reuniu cerca de 200 pessoas no Centro de Eventos do Barra Shopping Sul, em Porto Alegre, na manhã do dia 28 de março.

Responsável pela abertura dos painéis do ‘C2030: Transformação Digital’ , Fabiano Santana iniciou sua fala relembrando o começo da sua relação com a Saint Gobain. “Quando descobri que a empresa tinha mais de 300 anos, me dei conta de que eu estava trabalhando em uma empresa que eu estudei nos livros de história do colégio”, comentou.

O CDO salientou o papel de destaque do Brasil no mercado mundial de vendas online. Segundo ele, o país é, hoje, o 10º maior mercado de e-commerce, no mundo. “Nesse momento de crise, as pessoas veem o digital como um meio mais barato e seguro de comprar”, frisou.

Salientando que a força motriz que impulsiona a transformação digital são as pessoas por trás das marcas, Santana apresentou dados que apontam uma necessidade cada vez maior de geração de valor para os clientes.

“A melhor forma de interagir com os clientes é solucionando problemas e ajudando eles a serem felizes. Ninguém quer se sentir um número”

Fabiano enfatizou, também, a importância do acompanhamento da jornada de compra na implementação de uma estratégia digital. “65% da jornada de compra acontece antes mesmo do primeiro contato com o consumidor, seja ele B2B ou B2C”, disse. O CDO também trouxe prospecções para os próximos anos. Conforme dados apresentados, para 2018, estima-se que 60% das empresas B2C desenvolvam algum tipo de estratégia digital de imersão com o cliente através das redes sociais como Facebook ou Twitter. Já entre as empresas B2B, esse percentual sobe para 80%.

Fabiano Santana, CDO da Saint Gobain
Foto: Divulgação Ancham

Entre os fatores fundamentais para a transformação digital apontados por Fabiano, ele destacou alguns conceitos como Inteligência Artificial (IA), Internet das Coisas (IOT), mobilidade, Big Data, e automação.

A transformação digital na prática

Para exemplificar a metodologia digital adotada pela Saint Gobain, Fabiano apresentou o case da RV Experience. Um aplicativo que utiliza tecnologia de realidade virtual para oferecer uma experiência diferenciada ao cliente que procura por telhas Brasilit. “O mais importante é levar emoção para algo que não tem emoção nenhuma, como por exemplo, comprar telhas. O mais importante é propor uma experiência inovadora”, finalizou. O executivo lembrou, ainda, de um cliente que comprou telhas e voltou à loja com a família somente para que eles também pudessem participar da RV Experience.

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Advogado e Empresário. Diretor de Marketing da Agencia Professor Gama

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