Se você é um dos quase 2 milhões de brasileiros que não votaram, não justificaram ou não pagaram a multa nas 3 últimas eleições, cuidado. Seu título de eleitor pode ser cancelado!

Os brasileiros em situação irregular na Justiça Eleitoral têm somente até esta terça-feira, 2 de maio, para regularizar seu título de eleitor.
Enquadram-se nessa categoria, cidadãos que não votaram e não justificaram a ausência nas três últimas eleições. Estão irregulares, também, aqueles que não pagaram as multas correspondentes à ausência.
Se você é uma dessas pessoas, fique atento. Quem não regularizar seu título de eleitor até hoje, terá o documento cancelado entre 17 e 19 de maio.
Vale lembrar que a legislação considera cada turno de votação um pleito em separado para efeito de cancelamento de título.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), quase 2 milhões de brasileiros se encontram com o título de eleitor irregular por ausência nas três últimas eleições.
As capitais com maior volume de eleitores irregulares são Rio de Janeiro e São Paulo com, 119.734 e 118.837 títulos pendentes, respectivamente.
O TSE disponibilizou uma lista com o volume de eleitores irregulares por município. Descubra a situação da sua cidade clicando aqui.
Como regularizar o seu título de eleitor
Para regularizar a sua situação é muito simples. Basta que você compareça ao cartório eleitoral portando um documento oficial com foto, comprovante de residência e, se possuir, título eleitoral.
Caso você tenha, leve também seus comprovantes de votação, de justificativa ou de quitação de multa.
Para regularizar é necessário pagar multa de R$ 3,51 para cada um dos turnos que a pessoa deixou de votar.
Quem não precisa regularizar o título de eleitor
Os eleitores com voto facultativo (analfabetos, eleitores de 16 a 18 anos incompletos e maiores de 70 anos) não precisam realizar a regularização.
Pessoas com deficiência previamente informada à Justiça Eleitoral também não necessitam comparecer ao cartório para regularizar a sua situação.
Se você não sabe qual a situação do seu título de eleitor, realize a consulta online no site do TSE.
Não perca a oportunidade de regularizar o seu título de eleitor. Lembre-se que o voto é a sua oportunidade de fazer a diferença para o futuro do país!
Deixe o seu comentário!
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.