Global Partner Manager do Facebook trouxe suas perspectivas sobre inovação no evento promovido pela Startse

No dia 1° de abril, aconteceu em São Paulo o evento Silicon Valley Conference, promovido pela Startse, o maior ecossistema de startups do Brasil. O evento reuniu grandes nomes de empresas de sucesso, como Google, Facebook, Banco do Brasil e outros, para apresentar suas visões estratégicas e projetos de inovação tecnológica, proporcionando um dia de Vale do Silício para empreendedores e profissionais de grandes empresas.
Carros autônomos, drones, longevidade, inteligência artificial e impressoras 3D, foram apenas alguns dos temas debatidos no evento.
Um pouco sobre a palestra de Wesley Barbosa
Entre os palestrantes, estava Wesley Barbosa, Global Partner Manager do Facebook, que trouxe suas perspectivas sobre a inovação. Durante sua fala, Wesley comentou que não acredita em Brainstorn para inovar, uma vez que a crítica faz parte de qualquer processo de inovação. Ele trouxe o exemplo de quase cinquenta estudos do MIT que comprovam a falência do Brainstorm.
Wesley destacou a importância de ter as pessoas certas no negócio e dar-lhes mais autonomia possível, usando como exemplo a frase de Willian Mchnight , Ex-CE0 da 3M: “Contrate pessoas boas e as deixem em paz”. Também, de acordo com ele, “momentos eureca” dependem do cérebro reptiliano, pois somente na automação surgem as ideias inovadoras, e que a necessidade é a mãe da inovação.
A tradicional forma de criatividade foi questionada pelo executivo. Segundo ele, não há uma estrutura pronta, nem regras ou padrões. Por isso, é preciso pensar fora da caixa.
Wesley mostrou aos presentes um case de sucesso, o aplicativo Ignore No More (Ignorar Nunca Mais), criado por uma mãe de adolescentes que teve suas chamadas ignoradas pelos filhos. O software bloqueia o telefone do usuário quando a chamada do administrador do aplicativo é ignorada.
Para finalizar, o executivo citou cinco regras para a inovação:
- Subtração: tirar de um produto ou serviço algo que já existe, para criar uma nova necessidade, eliminando algo até chegar ao diferencial buscado;
- Divisão: dividir as utilidades ou funcionalidades;
- Multiplicação: ver a escalabilidade;
- Unificação de soluções;
- Criar dependência da sua solução para o usuário.
Sobre o palestrante
Nascido em Maceió, Alagoas, Wesley Barbosa trilhou sua carreira trabalhando em países como Irlanda e China. Foi líder de desenvolvimento de parcerias do Facebook e Instagram no Brasil entre 2013 e 2016 e trouxe o Baidu (Google da China) em 2012 para a América Latina. Tem formação executiva em Negociação por Harvard Law School, Inovação e Marketing por Columbia Business School, e Neurociência para Liderança pelo MIT. Hoje, é responsável pela gestão de parceiros da rede social em todo o mundo.
Quer saber como foi a participação de outros feras da inovação, no Silicon Valley Conference? Então não deixe de acompanhar nosso site!
Deixe o seu comentário!
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.