O aplicativo de mensagens não estará mais disponível para alguns modelos de smartphones a partir de 30 de junho. Proteste notificou o aplicativo por causa da medida. Entenda.

Se você possui um modelo antigo de smartphone, fique atento. O aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp deixará de funcionar am alguns smartphones no final de junho. Os modelos escolhidos são o Blackberry OS, Blackberry 10, Nokia S40 e Nokia Symbian S60.
A empresa recomenda que os usuários que possuem esses modelos façam a troca por outros mais atualizados. No início do ano, o app já havia deixado de funcionar em outros aparelhos. Os alvos foram o Android 2.1 e 2.2, iPhone 3GS/iOS 6 e Windows Phone 7.
O WhatsApp alega que esses sistemas, por serem antigos, têm limitações para o desenvolvimento de novas tecnologias de segurança. A decisão de suspender o suporte a esses modelos foi anunciada pela empresa no final do ano passado.
Segundo a empresa, está foi uma decisão difícil, porém necessária. Ela se deve pelas mudanças no mercado que fizeram com que tais dispositivos perdessem espaço para as novas tecnologias.
WhatsApp será notificado pela Proteste
A Associação de Defesa do Consumidor, Proteste, vai notificar o Facebook, dono do WhatsApp, por causa da decisão sobre a suspensão do serviço para os smartphones mais antigos.
A Proteste considera que a decisão da empresa é um desrespeito ao consumidor. Lembrando que, de acordo com o artigo 39, inciso IX, do Código de Defesa do Consumidor, “recusar a venda de bens ou a prestação de serviços, diretamente a quem se disponha a adquiri-los mediante pronto pagamento, ressalvados os casos de intermediação regulados em leis especiais”.
O diretor de Relações Institucionais da Proteste, Henrique Lian, explica que uma vez que o aparelho funciona normalmente, a atualização é um direito do consumidor.
“Entendemos que essa oferta por tempo razoável dura enquanto o aparelho funcionar provido do serviço de telefonia, pois uma vez que ele funciona na rede GSM, recebe normalmente todo tipo de atualizaçã. Mesmo que o produto esteja descontinuado, é uma prática abusiva dos desenvolvedores a suspensão de um determinado serviço”, comenta.
Lian ainda explica, que mesmo que a parcela de consumidores que possuem os smartphones mais antigos seja pequena, o consumidor não pode ser forçado a adquirir um novo aparelho por conta da decisão da empresa.
Fique por dentro de mais notícias como essa, baixando o nosso aplicativo!
Deixe o seu comentário!
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.